Faculdade de Educação UFMG recebe primeiro Encontro Ampliado Presencial do FMEI após covid-19

O XV Encontro Anual Ampliado do Fórum Mineiro de Educação Infantil ocorrerá no dia 4 de agosto, sexta-feira, das 9h às 18h, na Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha. Esta edição marca o primeiro Encontro Ampliado Presencial do FMEI após o fim da pandemia de covid-19. As inscrições, gratuitas e voltadas para estudantes e profissionais da educação infantil, devem ser feitas on-line.

No âmbito do evento, será discutida a formação de professores, bem como os limites e possibilidades da educação infantil nas propostas de alfabetização e como os fóruns de educação infantil de Minas Gerais podem auxiliar as redes de atendimento e suas respectivas instituições de cuidado e educação nos diferentes municípios mineiros a superarem desafios relacionados a esses temas.

Sobre o FMEI

O Fórum Mineiro de Educação Infantil foi um dos primeiros a ser criado no Brasil, no ano de 1998. Um dos motivos foi a necessidade de uma articulação entre Universidade, municípios e ativistas para subsidiar ações visando a integração de creches e pré-escolas nos sistemas de ensino. Esta articulação impulsionou a regulamentação da oferta de Educação Infantil (EI) no âmbito do sistema estadual de MG e dos municípios que começavam a instituir os seus próprios sistemas. Tendo em vista a aprovação recente da LDB em 1996. Rita Coelho (PBH), junto com Fátima Salles, Lívia Fraga (UFMG), Dinéia (PUC), entre outros promoveram um Seminário na UFMG onde se debateu sobre a integração da EI nos sistemas de ensino, como primeira etapa da Educação Básica. Naquele momento, foi instituído o Fórum e aprovada a Carta de Princípios que desde então orienta as ações e a organização.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG