Faculdade de Letras da UFMG promove conferência sobre a ‘Guerra dos Mil Dias’

A Guerra dos Mil Dias, que devastou a República da Colômbia e o Panamá entre os anos de 1899 e 1902, é tema de conferência que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 3 de setembro, às 15h, na sala 4063 da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG - campus Pampulha.

O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura (Negue), é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações no site do Negue.

Em La Guerra de los Mil Días en Colombia: cuando Estados Unidos "inventó Panamá", o professor Alberto Bejarano, do Instituto Caro y Cuervo (Bogotá, Colômbia), abordará duas visões literárias sobre o conflito, que terminou com a perda do Panamá e a intervenção dos Estados Unidos para construir o Canal Interoceânico. Para isso, a conferência contará com a leitura de apoio de dois romances: O ano do sol negro (2018), do escritor Daniel Ferreira, e A guerra perdida do índio Lorenzo (2015), do escritor Rafael Baena.

De acordo com o professor, a Guerra dos Mil Dias, considerada a mais longa das guerras civis na Colômbia, marcou o curso dos próximos anos e “foi um dos principais eventos de escritores como Gabriel García Márquez e personagens lendários como o comediante Aureliano Buendía”.

Bejarano é doutor em Filosofia pela Universidade Paris VIII, docente e pesquisador do Instituto Caro y Cuervo no mestrado em Literatura, onde dirige a linha de pesquisa em Literatura Comparada. Publicou recentemente o livro Ficción e historia en Roberto Bolaño: buscar puentes sobre los abismos.

Sobre o Negue

O Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura (Negue) congrega pesquisadores que se propõem a desenvolver estudos sobre a representação literária de conflitos armados, especialmente sob o foco de suas relações com a história e a memória cultural.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG

www.letras.ufmg.br

Faculdade de Letras da UFMG promove conferência sobre a ‘Guerra dos Mil Dias’