​Faculdade de Letras da UFMG realiza palestra sobre poesia contemporânea na próxima sexta-feira

A crise e a expansividade na poesia é o foco temático da palestra, que recebe apoio do Pós-Lit

No dia 29 de março, próxima sexta-feira, o tema Poesia contemporânea: entre crise e expansividade ganha enfoque em evento apoiado pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit) da UFMG. A convidada é a professora Célia de Moraes Rego Pedrosa, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento acontece às 11h15, no Auditório 1003 da Faculdade de Letras (Fale), campus Pampulha. Não haverá emissão de certificado.

Sobre a palestrante
Célia de Moraes Rego Pedrosa lecionou Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, de 1977 a 1988, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desde 1988, leciona na UFF. Desenvolveu pesquisa sobre teoria e crítica literárias, modernas e contemporâneas.

Em 1994, publicou o livro Antonio Candido: a palavra empenhada, e outros ensaios no Brasil e no exterior. Atualmente, dedica-se ao estudo de poesia contemporânea, tema ao qual se dedicou durante estágio de pós-doutoramento na Universidade do Porto. Também publicou Ensaios sobre poesia e contemporaneidade, no ano de 2011, e organizou as publicações coletivas: Poesia hoje, Mais poesia hoje, Poesia e contemporaneidade, Poéticas do olhar e outras leituras de poesia e Subjetividades em devir.

São de sua autoria os seguintes estudos de poesia moderna e contemporânea: Sobre poesia: outras vozes, de 2016, e Crítica de poesia: tendências e questões, de 2014, com a professora Ida Alves.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG

www.letras.ufmg.br

Palestra Poesia contemporânea: entre crise e expansividade