Faculdade de Letras da UFMG recebe palestra sobre a edição de textos como campo de atuação profissional

Edição de textos: campo para atuação do profissional de Letras será o tema da próxima edição do projeto Letras Debate, que acontece neste sábado, 1º de setembro, das 10h às 12h, no auditório 1007 da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG - campus Pampulha. Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente na página do evento, onde também estão disponíveis outras informações.

A palestra será ministrada pelo professor da Fale/UFMG César Nardelli Cambraia, que atua nas áreas de Filologia e Linguística Românica, Linguística História, Crítica Textual e Lexicologia. O professor abordará a importância das atividades de edição textual para a recuperação, preservação e transmissão do patrimônio cultural escrito de uma sociedade.

“Os profissionais da área de Letras apresentam formação básica essencial para a realização dessa atividade, embora não seja comum se encaminharem para esse campo de trabalho. Para melhor evidenciar as principais atividades na edição de textos, será apresentada inicialmente uma breve descrição dos tipos de edição, com ênfase na edição crítica. Será discutida em seguida a situação atual da prática de edição no que se refere ao patrimônio literário brasileiro”, afirma Cambraia no texto de resumo da palestra.

O Letras Debate ocorre ao longo do ano, sempre aos sábados, e traz palestras, mesas-redondas, seminários, workshops e outras atividades gratuitas à Fale/UFMG. Serão emitidos certificados.

Sobre o palestrante

César Nardelli Cambraia é graduado em Letras - Português/Alemão pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. É doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo e tem pós-doutorado em Linguística Românica pela Universitat de Barcelona. Publicou, entre outras, as obras Introdução à Crítica Textual (2005, Editora Martins Fontes) e Livro de Isaac: edição crítica da tradução medieval portuguesa da obra de Isaac de Nínive (2017, Editora UFMG).

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG

www.letras.ufmg.br

Serviço