Faculdade de Letras da UFMG sedia colóquio internacional sobre intermidialidade

De 9 a 13 de maio, a Faculdade de Letras e o Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) vão receber o colóquio internacional Escrita, som, imagem, que ocorre em conjunto com a 6ª Jornada Intermídia e integra a programação das comemorações dos 90 anos da UFMG. Os trabalhos a serem apresentados tratam de música, artes visuais, cinema, teatro, arquitetura e, sobretudo, literatura, sempre sob a perspectiva interdisciplinar. As palestras em inglês contarão com tradução simultânea. Outras informações podem ser obtidas no site do colóquio.

Haverá comunicações de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação do Brasil e do exterior. Interessados, em participar como ouvintes, têm até o dia 8 de maio para fazer a inscrição, no valor de R$ 50, na área de eventos do site da Fundep.

Conferências

Além de mesas-redondas, painéis e sessões coordenadas, o evento terá quatro conferências de pesquisadores estrangeiros de destaque, uma por dia. No início da tarde do dia 9 de maio, terça-feira, Irina O. Rajewsky, professora de literatura francesa e literatura italiana na Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, vai propor delimitações conceituais na conferência Intermidialidade e/ou transmidialidade? Definição do campo.

As demais conferências serão ministradas pela manhã. No dia 10 de maio, quarta-feira, Walter Bernhart, professor aposentado de literatura inglesa na Universidade de Graz, na Áustria, vai abordar o mundo pop contemporâneo na comunicação De Orfeu a Bob Dylan: a história dos estudos da palavra e da música. A seguir, no dia 11 de maio, Claus Clüver, professor emérito de literatura comparada na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, fará a conferência Textos intermídias e problemas da tradução: os "ideogramas" concretos brasileiros.

Por fim, no dia 12 de maio, sexta-feira, Véronique Plesch, professora de história da arte no Colby College, nos Estados Unidos, vai ministrar a conferência O muro e a pele: escrita, reescrita e cruzamento de fronteiras, em que vai propor analogias entre tatuagem e grafite.

“Todos os conferencistas estrangeiros que estamos trazendo para o evento têm um pé na literatura”, afirma Thaïs Flores Nogueira Diniz, professora aposentada da Faculdade de Letras. Thaïs coordena o grupo de pesquisa Intermídia: estudos sobre a intermidialidade, responsável pela organização colóquio. “Fizemos cinco jornadas intermídia nos últimos anos com essa mesma temática, sempre contando com pesquisadores estrangeiros. Neste ano, pela primeira vez, estamos realizando o colóquio paralelamente à jornada”, explica.

O Intermídia congrega professores de diferentes unidades da UFMG – como a Faculdade de Letras, a Escola de Música, a Escola de Belas Artes e o Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) – e de outras universidades brasileiras e do exterior.

Agência de Notícias da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Faculdade de Letras da UFMG sedia colóquio internacional sobre intermidialidade