Faculdade de Letras UFMG lança livro Futebol - fato social total

O Laboratório de Edição (Labed) e o Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA), ambos da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, divulgam o lançamento do livro Futebol - fato social total, organizado pelos professores Elcio Loureiro Cornelsen (Fale/UFMG), Francisco Ângelo Brinati (Universidade Federal de São João del-Rei) e Gustavo Cerqueira Guimarães (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique) . A obra, publicada pela Editora Viva Voz (do Labed),  está disponível gratuitamente em PDF pelo site  www.letras.ufmg.br/vivavoz (na aba Livros, do menu lateral, clique em Estudos Literários).

Sinopse

Em sua diversidade de temas e em sua amplitude, esta publicação se inspirou  na concepção do futebol como fato social total, expressão cunhada pelo sociólogo francês Marcel Mauss na década de 1920, e no alcance e significado que o nobre esporte bretão possui na sociedade brasileira, em toda a sua complexidade. Os textos que compõem o livro Futebol - fato social total estão distribuídos em três partes, de acordo com eixos temáticos específicos: Crítica, Representações e Narrativas. A primeira parte é composta por ensaios críticos a partir de uma abordagem literária. Já a segunda parte traz textos com a temática das representações, os olhares diversos sobre o futebol. Por fim, a terceira se compõe de três narrativas.

Outras informações: vivavozufmg@gmail.com e grupofulia@gmail.com.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Informação da Faculdade de Letras da UFMG