Faculdade de Medicina da UFMG promove primeiro congresso nacional sobre covid-19

Semana de eventos contará com cientistas de todo país, além de participantes internacionais e programação para público em geral

A Faculdade de Medicina da UFMG recebe o primeiro evento científico sobre covid-19 em nível nacional no Brasil. A programação inclui o 1º Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na Covid-19 – que vai de 3 a 6 de maio – e dois simpósios no dia 7 de maio. As inscrições são gratuitas. Podem participar profissionais de saúde, alunos de graduação, pós-graduação e população em geral. Inscrições e programação completa podem ser conferidas no site do evento.

Pioneira no país, a ação abordará a covid-19 por diversos aspectos: tratamento, prevenção, vacinas, sequelas, impactos em saúde mental e efeitos indiretos (como aumento da violência contra mulher), entre outros. A programação terá palestrantes das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além de representantes de universidades estrangeiras, como Oxford e Bristol.

Para a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e organizadora, Milena Marcolino, a atualização de profissionais pode andar ao lado da disseminação de informações de qualidade para a população em geral. “A expectativa é trazer a melhor evidência científica disponível, com profissionais renomados de diversas partes do Brasil e do mundo. Há muita informação disponível na internet e o nosso objetivo é levar informações de confiança para profissionais e público em geral, já que o evento conta com programação para todos”, afirma.

A reitora da UFMG, Sandra Goulart, destaca que “no momento mais crítico, pesquisadores, professores e estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG se unem para a realização desse Congresso que se configura como mais uma iniciativa da Universidade no combate à covid-19”. O diretor da Faculdade, professor Humberto José Alves, também ressalta o momento em que a ação ocorre. “Estamos em um momento crítico e esse tipo de evento vai na direção de aproximar os diversos atores, desde estudantes e cientistas até a população. Nossa expectativa é avançar nas discussões de temas fundamentais que a ciência vem iluminando”, afirma.

Na abertura, dia 3 de maio, a professora Trish Greenhalgh, da Universidade de Oxford (Inglaterra), falará sobre o manejo de pacientes com sintomas persistentes, após a covid-19. Greenhalgh é uma acadêmica internacionalmente reconhecida em atenção primária à saúde com passagens também pela na University College London e na Queen Mary University of London. As atividades terão transmissão do canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) da UFMG e contarão com intérpretes de Libras. A organização busca parcerias para o financiamento da tradução simultânea das palestras em inglês.

Leia mais sobre o Congresso e os Simpósios no site da Faculdade de Medicina da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG

http://www.medicina.ufmg.br/

Serviço

1º Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na Covid-19

3 a 6 de maio de 2021

Evento on-line