Fechamento do comércio em BH volta a derrubar confiança do consumidor, apontam dados do Ipead/UFMG

Os resultados dos estudos e pesquisas realizadas no mês de março pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG) indicam forte queda no humor dos consumidores da capital mineira. Seguem abaixo os destaques do mês no Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH). O Índice completo pode ser encontrado no site do Ipead.

O comércio foi novamente fechado com restrições mais severas do que em períodos anteriores, fato que refletiu negativamente na confiança do consumidor. Após alta verificada em fevereiro, o ICC-BH apresentou forte queda no mês de março (-19,54%), interrompendo a recuperação observada no início do ano.

O ICC-BH atingiu 29,01 pontos, sendo este o nível mais baixo já observado desde o início da pandemia e também de toda a série histórica da pesquisa (maio/2004).

Em comparação com o mês de fevereiro, as componentes Situação Econômica do País e Emprego foram as que mais contribuíram para a piora do humor dos consumidores de Belo Horizonte no mês de março, que se mostraram mais pessimistas. O item Pretensão de compra também apresentou forte queda no mês, igual a -26,88%, indicando uma forte retração nas intenções dos consumidores. 

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis

(31) 98419-9802

https://www.ipead.face.ufmg.br/site/