Feira de artesanato do Vale do Jequitinhonha vai até sábado no campus UFMG Pampulha

Amanhã haverá audiência pública sobre artesanato mineiro e apresentação da Orquestra de Choro da UFMG

Com o objetivo de expor a riqueza cultural de Minas, promover os artistas e ampliar as possibilidades de reconhecimento e comercialização de seus produtos, a UFMG promove até sábado, 11 de maio, a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, na Praça de Serviços do campus UFMG Pampulha. Cerca de 90 expositores, de 27 municípios e 48 associações participam da feira, incluindo os povos indígena Aranã e Cinta Vermelha, do município de Araçuaí, e o Quilombo Raiz, de Presidente Kubitschek.

Até sexta o horário da feira é de 9 às 17h e no sábado, dia 11, das 9 às 14h.

Em 2019, a Feira completa duas décadas, seguindo sempre o princípio de valorizar a troca de experiências entre artesãos, universidade e comunidade local. Organizada pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pelo Polo Jequitinhonha, a Feira, segundo Sérgio Diniz, produtor cultural da DAC e coordenador do evento, é  resultado da articulação de diferentes órgãos da UFMG. “Contamos também com o apoio financeiro e logístico de diversas instituições, num entendimento de que o esforço conjunto é que constrói o êxito da feira. Um de nossos parceiros, por exemplo, é o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, diz.

Além da exposição e da comercialização dos produtos artesanais, a Feira conta com uma intensa programação cultural gratuita, que inclui lançamento de livro, documentário, shows e produções teatrais.

Programação cultural

A manhã da quarta-feira, 8 de maio, começa com a Audiência Pública Artesanato Mineiro: perspectiva, às 9h30, no auditório da Reitoria. Em seguida, às 12h30, haverá apresentação da Orquestra de Choro da UFMG, na Praça de Serviços. No mesmo local, na quinta-feira, 9 de maio, às 9h, será a vez da roda de conversa Salvaguarda do artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha (IEPHA/MG). A partir das 17h30 acontecem a performance Pequenas histórias de mim mesmo, do Teatro Universitário da UFMG e o lançamento do documentário Yékity - A vida fio a fio. Nele, Marcos Diniz propõe um poema visual contado pelos habitantes do Vale do Jequitinhonha, tendo o rio como grande articulador das narrativas.

Já na sexta-feira, 10 de maio, é a vez do cantor e compositor Carlos Farias subir ao palco para o show Canções e Histórias do Brasil Profundo. Será a segunda vez que Farias se apresenta na Feira. “As canções que eu vou compartilhar com o público traduzem a mistura étnica que originou a música brasileira de raiz, influenciada pelas culturas indígena e africana e pelo folclore brasileiro” diz. Riozinho, gravado com o Coral das Lavadeiras, é o disco mais recente de Carlos, que promete emocionar o público no penúltimo dia da Feira.

8/5 (quarta-feira)
Auditório da Reitoria da UFMG
9h30 - Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Artesanato Mineiro: Perspectiva

12h30 - Concerto da Orquestra de Choro da UFMG

9/5 (quinta-feira)
Praça de Serviços da UFMG
9h - Roda de conversa Salvaguarda do artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha (IEPHA/MG)

17h30 – Performance teatral Pequenas histórias de mim mesmo (Teatro Universitário UFMG)
18h15 - Lançamento do documentário Yékity - A vida fio a fio

10/5 (sexta-feira)
12h30 – Show Canções e Histórias do Brasil Profundo, de Carlos Farias

Para utilizar imagens de divulgação do evento, acesse aqui.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG