Feriado no Espaço do Conhecimento UFMG tem oficina de astronomia e jogos indígenas

Atividades são gratuitas e acontecem nos dias 20 e 21 de junho

O feriado dessa semana vai ser cheio de diversão e aprendizado para as crianças que visitarem o Espaço do Conhecimento UFMG. Nos dias 20 e 21 de junho, quinta e sexta-feira, duas atividades gratuitas levarão os pequenos aos mundos da astronomia e da cultura indígena. Para participar basta retirar uma senha gratuita na recepção do museu.

Relógio de Sol
Hoje, cada um de nós carrega um dispositivo que mostra as horas com apenas um clique. Mas, muito antes disso, era a partir da sombra projetada pelo Sol que as pessoas se orientavam ao longo do dia. Na quinta-feira, 20 de junho, às 15h, os visitantes vão aprender a usar um relógio de sol no Terraço Astronômico.

Identificar a hora solar é simples: na atividade, os participantes vão aprender a ver as horas a partir dos pontos cardeais e das sombras projetadas pela luz do astro em um ponteiro. Em seguida, farão a correspondência com a hora apontada pelos relógios convencionais usando uma tabela de ajuste para a latitude de Belo Horizonte.

A atividade é voltada para crianças maiores de oito anos e tem duração prevista de uma hora.

Brincadeiras Indígenas
Muitas brincadeiras da nossa infância têm origem nas aldeias, como peteca, pião e perna de pau. Com o intuito de mostrar a presença dessa cultura na vida de quem mora na cidade, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza na próxima sexta-feira, 21 de junho, às 15h, a atividade Brincadeiras Indígenas.

A oficina apresenta aos pequenos uma variedade de jogos que surgiram entre os povos indígenas. Além de brincar, as crianças vão conhecer um pouco sobre a história de cada um deles. Podem participar pessoas acima de cinco anos.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de junho. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG