#FériasNoMuseu! Espaço do Conhecimento UFMG tem programação especial para toda a família em julho

Atividades acontecem de 16 a 28 de julho e são gratuitas; apenas entrada no Planetário é paga

Julho chegou com muitas atrações no Espaço do Conhecimento UFMG, que preparou uma programação superespecial para as #FériasNoMuseu! Toda a família vai se divertir com oficinas sobre astronomia, contação de histórias, brincadeiras e passeios diferentes pelas exposições. Tudo isso acontece de 16 a 28 de julho, quando a criançada está tirando um descanso da escola.

Mas os pais podem ficar tranquilos porque a diversão no Espaço é aliada ao conhecimento! Ninguém sairá sem aprender um pouco sobre astronomia. Nos dias 16 e 18 de julho, às 15h, os visitantes estão convidados para a oficina Um dia de astronauta. Na atividade, gratuita e voltada para quem já está com seis anos ou mais, o público vivencia alguns passos do treinamento obrigatório para quem se lança para fora Terra, além de descobrir curiosidades sobre as missões espaciais e os astronautas.

No dia 27, às 14h, é a vez de dar atenção especial à Lua, onde o ser humano pousou há exatos 50 anos! Em Contos da Lua, os visitantes conhecerão como os diferentes povos veem o satélite natural, encarado de variadas formas ao longo da história humana. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

E os amantes do espaço sideral também podem conhecê-lo sem ter que entrar em um foguete. O Planetário exibirá sessões diárias na programação de férias, com projeções que abordam o sistema solar, a Lua, as constelações e a relação de algumas culturas com o céu. Todos os dias haverá uma exibição infantil. Única atividade paga do museu, a entrada no Planetário custa R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia). A política de gratuidade pode ser consultada aqui.

Brincando e aprendendo!
Quem nunca se perguntou qual poder gostaria de ter? As crianças adoram fantasiar sobre isso e o Espaço preparou um jogo muito divertido para essas férias. Na Fábrica de superpoderes, os pequenos vão criar super-heróis com dons bem especiais. A partir daí, produzirão cartas para um jogo. A atividade está marcada para 25 de julho, às 15h, e é indicada para maiores de seis anos. A entrada é gratuita.

Já a oficina (Des)Encaixando apresenta os mundos indígenas ao público, com foco nos povos Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Tikmu’un e Pataxoop. Na atividade, que ocorre nos dias 24 e 26 de julho, às 15h, os visitantes são apresentados à diversidade indígenas a partir de quebra-cabeças. Em seguida, uma contação de histórias apresenta a trajetória de cada uma dessas comunidades. Para participar, basta retirar uma senha gratuita na recepção do museu.

Somos todos loucos?
O Espaço abriga uma réplica do sítio arqueológico de Montalvânia, cidade do norte de Minas onde cientistas encontraram pinturas rupestres. O pequeno município, de cerca de 15 mil habitantes, também se destaca por outra história, a de Antônio Montalvão, figura controversa. Considerado lunático por alguns e sabido por outros, o homem foi prefeito da cidade por duas vezes. Suas ações nos levam a questionar o limite da normalidade. Em Histórias da Montalvânia, o público vai debater com os mediadores do museu o que é sanidade e como ela é uma construção social. A atividade acontece no dia 23 de julho, às 15h, e no dia 27, às 18h15. Podem participar pessoas com dez anos ou mais.

Entre a energia e o movimento
A atual exposição temporária do Espaço aborda as perspectivas sociais, históricas e científicas sobre a energia e o movimento, propulsores de nossas ações na Terra. Uma parceria com a Petrobras, a mostra é palco de dois percursos das #FériasNoMuseu

No dia 21 de julho, às 15h, Caminhos do Movimento: força leva o público a explorar a ligação de variadas dinâmicas humanas com a força. Já no dia 28, às 15h, os visitantes fazem o percurso Caminhos no Movimento: latência. A classificação é de partir de sete anos. A participação é gratuita.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG