#FériasNoMuseu: última semana de programação especial no Espaço do Conhecimento UFMG

Atividades voltadas para os pequenos são gratuitas e acontecem até dia 4 de fevereiro

A última semana de janeiro será de muita diversão no Espaço do Conhecimento UFMG, que realiza atividades para toda a família aproveitar o finalzinho das férias escolares. Oficinas e percursos pela exposição Expedição Antártica mostram as belezas e as condições extremas do continente mais frio do mundo. As crianças também vão se divertir com caça ao tesouro e descobertas sobre o Universo! Mais informações estão disponíveis pelo telefone (31) 3409-8350. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

No Planetário, tem sessões diárias voltadas para o público infantil! E o Terraço Astronômico recebe oficinas sobre astronomia. No Jogo do Sistema Solar, cartas testam o conhecimento dos visitantes sobre os astros que giram em torno do Sol. Já no Teatro dos Planetas, os participantes assumem os lugares dos planetas, representando seus movimentos e posições. Na atividade Astronomia Antártica, os pequenos descobrem sobre as constelações que podem ser observadas durante a noite polar. A incrível Aurora Austral também será explicada.

Caça ao tesouro no museu!

A atividade Perdidos na Ilha do Conhecimento também vai fazer todo mundo se mexer na exposição Demasiado Humano, que se transforma no palco de uma caça ao tesouro! Fantasiados e carregando lupas e mapas, os visitantes percorrerem todo o museu em busca de pistas.

E a aventura é garantida na oficina Brincando de Ser Cientista, que desafia a criançada a descobrir qual objeto está dentro de uma caixa sem poder abri-la, usando apenas os sentidos e a intuição.

À procura do passado no presente

Em Coletando Fósseis: A História de Mary Anning, os pequenos são apresentados à exploradora e paleontóloga inglesa que explorou a evolução da vida na Terra a partir de vestígios deixados por fósseis. Muita gente não sabe, mas o trabalho de Mary mudou a compreensão da vida pré-histórica e descobriu o primeiro esqueleto do réptil ictiossauro. Para entender a importância da arqueologia, os participantes simulam uma escavação de verdade.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Jogo do Sistema Solar

Quando 2 de fevereiro, às 11h

Classificação: a partir de 8 anos

Arquitetura na Antártica: técnicas utilizadas para (re)construção da Estação Antártica Comandante Ferraz

Quando: 3 de fevereiro, às 19h30

Classificação: 9 anos

Brincando de ser Cientista

Quando: 1º de fevereiro, às 14h; 3 de fevereiro, às 19h; e 4 de fevereiro, às 11h.

Classificação: a partir de 6 anos

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 9306-0348