Fernando Augusto dos Santos Neto celebra 40 anos de trabalhos com exposição no Centro Cultural UFMG

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição individual Fernando Augusto: desenho pintura fotografia e outras intoxicações, do artista plástico, pintor, desenhista e fotógrafo baiano Fernando Augusto dos Santos Neto, com curadoria e expografia de Isa Bandeira. A mostra, que leva o mesmo nome do livro do artista, oferece ao público uma retrospectiva abrangente dos seus 40 anos de carreira, destacando seu percurso artístico. O evento acontece no dia 4 de outubro, sexta-feira, às 19h. Na ocasião, haverá o lançamento do referido livro. As obras poderão ser vistas até 3 de novembro de 2024. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

Trazer essa exposição à cidade mineira é emblemático, pois este percurso inclui o início dos estudos acadêmicos de Fernando Augusto na Universidade Federal de Minas Gerais. A expografia organiza a narrativa do artista em quatro módulos, abrangendo diferentes fases de seu trabalho: Infância e MeninicesFormação (1984 a 1990); Rumo à Abstração (1991 a 2000); e Outra Paisagem: Livro de Artista.

O público geral, além de apreciar a mostra, pode participar de diversas atividades complementares, como um encontro com Fernando Augusto para uma conversa sobre sua carreira e o lançamento de seu livro, que documenta seu processo pictórico, influências estéticas e registro de obras.

Fernando Augusto utiliza uma ampla gama de técnicas e materiais, como carvão, nanquim, lápis grafite, colagem e grafias escritas. Suas pinturas, predominantemente em acrílico, refletem um processo de industrialização nas artes e se adequam à sua abordagem gestual e intimista. A fotografia também desempenha um papel significativo em sua obra, transformando a percepção e a técnica do desenvolvimento dos temas. A integração de fotografia e pintura cria uma dinâmica única que convida o público a explorar as obras de diferentes ângulos e perspectivas.

Sobre o artista

Fernando Augusto dos Santos Neto (Bahia, 1960. Vive e trabalha em Vitória – ES). Artista plástico, pintor, desenhista e fotógrafo, trabalha o desenho como uma maneira de pensar a pintura, a fotografia, a escultura e o próprio desenho. É a partir do desenho que o artista constrói toda sua obra, buscando lançar luz sobre o cotidiano pessoal, as relações interpessoais, a cultura, a tradição artística e cenas da vida brasileira. Ao lado do desenho, o artista utiliza também as linguagens da fotografia e da literatura, interferindo em livros diversos, catálogos de exposições de arte e criando livros de artistas.

Graduado em Artes Plásticas com habilitação em Gravura pela UFMG (1987). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pela l‘université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França (2001). D.E.A. Diplôme d’études approfondies pela l‘université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França. Atualmente é professor de Arte do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Vitória – ES.

Sobre a curadora

Isa Bandeira (São Paulo - 1966. Vive e trabalha em São Paulo). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (2017). Mestre em História e Historiografia da Arte pela Universidade de São Paulo (2012). Pós-Graduação em Administração Pública pela UniCesumar (2021). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: pintura, instalação, fotografia e performance. Arquitetura de exposições, projeto expográfico. Curadora independente.

Serviço:

Exposição Fernando Augusto: desenho pintura fotografia e outras intoxicações – Fernando Augusto dos Santos Neto

Abertura: 4 de outubro | 19h

Visitação: até o dia 03/11/2024

Terças a sextas: das 9h às 20h

Sábados, domingos e feriados: das 9h às 17h

Grande Galeria do Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro – Belo Horizonte | MG)

Classificação indicativa: livre

Clique aqui e acesse os demais releases da Assessoria

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG