Fernando Massote, da UFMG, lança livro que une memórias e ensaios sobre o processo histórico

O professor Fernando Massote, aposentado da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, lança nesta quinta-feira, 20 de outubro, o livro Viagem ao sertão e outras memórias, em que relatos de sua trajetória pessoal se misturam a análises do processo histórico nacional e internacional da segunda metade do século 19 aos dias atuais. O lançamento terá início às 19h, na Casa do Jornalista, que fica na Avenida Álvares Cabral, 400.

O cientista político parte da sua infância no interior de Minas e passa pelo complexo mundo do pós-guerra para questionar instituições escolas, universidades, sindicatos, estruturas estatais e mesmo o ambiente das ruas. Massote aborda fases como a da Guerra Fria, que influenciaram o cotidiano de milhões de pessoas, e relaciona eventos como o massacre de Canudos, em 1897, e a luta dos camponeses italianos contra os Bourbons de Nápoles, na segunda metade dos 1800, durante o período da unificação italiana.

No campo da política brasileira recente, Fernando Massote aborda, numa mesma sessão, os líderes Juscelino Kubitschek, João Goulart e Carlos Lacerda, todos mortos no período entre a formação da Frente Ampla, em 1966, e 1977. E encontra conexão entre o Ato Institucional nº 5 e o sequestro e morte do ex-primeiro ministro italiano Aldo Moro, líder do Partido Democrata Cristão (DCI).
E ainda encontra relações desses acontecimentos com a atual crise política brasileira. Segundo o autor, muitas explicações podem ser baseadas em questões estruturantes da formação do Estado nacional no Brasil e na Itália, processo realizado em ambos os países, segundo ele, "de cima para baixo, em razão da incapacidade das elites nacionais de elaborar, propor e implementar um programa de desenvolvimento democrático".

Fernando Massote estudou na Université Catolique de Louvain, na Bélgica, e fez doutorado em Ciências Políticas na Universitá Degli Studi di Urbino, na Itália, onde defendeu a tese ‘A explosão social do Sertão de Canudos’, em 1981. Também é autor de ‘A história pela metade: cenários de política contemporânea’ (2005) e fundador do Movimento das Associações de Bairro de Campo Belo (MG).

Agência de Notícias UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

Serviço

Fernando Massote, da UFMG, lança livro que une memórias e ensaios sobre o processo histórico

20 de outubro de 2016

19h

Casa do Jornalista - Av. Álvares Cabral, 400. - Belo Horizonte