Festa do Livro UFMG terá primeira edição pós-pandemia

Participam do evento mais de 40 editoras brasileiras, oferecendo descontos a partir de 40%, inclusive em lançamentos

A Festa do Livro UFMG acontece de 27 a 30 de março, das 9h às 21h, na Praça de Serviços do campus UFMG Pampulha, em Belo Horizonte. Mais de 40 editoras brasileiras estarão presentes no evento, oferecendo descontos a partir de 40% do preço de capa, inclusive em lançamentos. Essa é a primeira edição do evento pós-pandemia, celebrada com nova roupagem e em parceria com a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult).

Tradicionalmente conhecida como Feira universitária do Livro da UFMG, com a relevância de dez edições, este ano o evento mudou de nome. A Festa do Livro UFMG chega com um formato comemorativo permanente que faz homenagem ao livro, nossa principal ferramenta de preservação do conhecimento.

Além de trazer obras de qualidade com preços acessíveis, a Festa do Livro UFMG 2023 vai oferecer atrações culturais importantes, de forma gratuita. Estão confirmados: Ars Nova – Coral da UFMG, com o concerto Canto Literário, no dia 28 de março, às 17h30; Grupo Sarandeiros, com o espetáculo Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de histórias, no dia 29, às 12h30; e Grupo Bambulha, com o espetáculo A Casa de Bambu, no dia 30, às 12h30. Todos os espetáculos vão acontecer no Auditório da Reitoria.

Na programação da festa do livro acontece também a aula inaugural do Curso de Edição, com o tema: A edição universitária no Brasil, que será ministrada pela diretoria da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). O evento será dia 29 de março, às 19h, Auditório Graciela Ravetti (Sala 1007) da Faculdade de Letras da UFMG, no campus Pampulha.

Quais editoras participam da Festa do Livro UFMG?

ABEU, Aletria, Autêntica, Bazar do Tempo, Boitempo, Companhia das Letras, DarkSide, Editora 34, Editus, EdUFSCar, Edusp, Elefante, Exitus, Expressão Popular, Fiocruz, Fósforo, Global, Gustavo Gili, L&PM, Lote 42, Malê, Martin Claret, Mazza, Mulheres em Letras, Oficina de Textos, PUC Minas, Quixote, Record, Relicário, Senac, Sesc, Todavia, Ubu, UEFS, UFABC, Editora UFMG, UFPR, Unesp, Unicamp e Vozes.

Espetáculos gratuitos na Festa do Livro UFMG

O Ars Nova – Coral da UFMG apresenta o concerto Canto Literário, no dia 28 de março, às 17h30, no Auditório da Reitoria da UFMG. Sob a regência do Maestro Lincoln Andrade, o coral apresenta várias canções de Milton Nascimento.

Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de histórias é o novo espetáculo do Grupo Sarandeiros, dirigido por Gustavo Côrtes. A apresentação inclui 18 coreografias que fazem referência aos últimos 25 anos de história do grupo, traduzidos em 6 espetáculos: Aquarela Brasileira (1997), O Profano e o Sagrado (1998), Memórias de Meio Milênio (2001), Dança, Brasil! (2003), Gerais de Minas (2005) e Quebranto (2008). O grupo se apresenta no dia 29 de março, às 12h30, no Auditório da Reitoria.

No show A Casa de Bambu, o Grupo Bambulha apresenta um repertório autoral, e também músicas da cultura popular brasileira e estrangeira. Através das canções e narrativas, com a utilização de objetos sonoros e cênicos, como lenços e fantoches, o espetáculo conta a história de um menino que mora em uma casa de bambu. As músicas incluem temas como pássaros, animais da floresta que gostam de cantar e improvisar, formigas, peixes, bichos-preguiça, além de um boneco que mora em um baú e uma cozinha onde tudo pode se transformar em música. A apresentação acontece dia 30, às 12h30, no Auditório da Reitoria.

As informações estão disponíveis nos sitewww.festadolivroufmg.com

Serviço:
Festa do Livro UFMG 2023
De 27 a 30 de março, das 9h às 21h
Praça de Serviços do campus UFMG Pampulha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte)

Concerto Canto Literário
Ars Nova – Coral da UFMG
Data: 28 de março de 2023

Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de história
Grupo Sarandeiros
Data: 29 de março de 2023

A Casa de Bambu