Festival de Inverno da UFMG promove jornada de estudos sobre música e cotidiano das cidades e conferência com Wisnik

O 50º Festival de Inverno da UFMG promove atividades que exploram o tema da edição dessa edição: CoExistência : um, dois, nós. No dia 21 de julho, ocorre a jornada de estudos À escuta de mundos possíveis: músicas, cenas, territórios. Já no dia 27 de julho será realizada uma conferência com o músico e compositor Wisnik. Os eventos são gratuitos e acontecem no Conservatório UFMG - Av Afonso Pena, 1.534, Centro. A programação completa está disponível no site www.ufmg.br/festivaldeinverno e nas redes sociais facebook.com/festivalufmgtwitter.com/festivalufmg e instagram.com/festival_ufmg.

Com programação gratuita de residências artísticas, oficinas, conferências, jornada de estudos, exposição e eventos culturais, o 50º Festival de Inverno da UFMG será realizado de 20 a 28 de julho no campus Pampulha e no Conservatório UFMG.

Jornada de Estudos

No dia 21 de julho a jornada reúne pesquisadores e artistas a partir do tema À escuta de mundos possíveis: músicas, cenas, territórios. A proposta é oferecer um dia de discussão sobre a música no cotidiano das cidades com dois painéis temáticos, uma mesa-redonda, e a exibição de um filme. A programação da Jornada de Estudos foi elaborada buscando apresentar uma visão abrangente de possibilidades de pesquisas sobre cenas musicais e sobre a música no ambiente urbano.

Segundo a coordenadora da inciativa, a pesquisadora Lúcia Campos (UEMG/UFMG), “o objetivo desta jornada é dinamizar os estudos sobre música na universidade, tomando a música como um objeto que se situa na confluência de diferentes abordagens e de diferentes disciplinas. Ao mesmo tempo, busca conectar esses estudos à vida musical da cidade e aos diversos atores que fabricam os mundos da música”, explica Campos.

As atividades começam às 10h, com uma introdução da coordenadora Lúcia Campos, professora da UEMG/UFMG.

Logo depois, às 10h20, no painel temático Mundos da música, há palestras sobre cenas de diferentes estilos, como o novo Sertanejo, o Heavy Metal e o Rap em BH. Já o painel temático Música no cotidiano, às 14h, apresentará questões ligadas a determinadas experiências, como as práticas musicas em um centro espírita ou as atividades dos Pataxó em escolas regulares de Belo Horizonte. Às 16h, a mesa-redonda Música e cidade reúne seis debatedores, entre eles músicos, jornalistas e pesquisadores da área. Para fechar o dia, será exibido, às 19h, o filme Territórios de invenção (2017), com a presença do diretor Pedro Aspahan, que acompanha o trabalho de importantes músicos brasileiros a partir de residências musicais realizadas em seis cidades mineiras.

Conferências

Em 27 de julho acontece uma conferência com José Miguel Wisnik, ensaísta que escreve regularmente sobre música e literatura. Professor de literatura na USP, Wisnik gravou quatro discos e, desde 2005, realiza séreis de “aulas-shows”.

O Festival oferece ainda mais três conferências durante a programação: no dia 23, com Ione Medeiros, no dia 24, com Grace Passô, e no dia 26, com Nuno Ramos. Todas as conferências são gratuitas e acontecem das 19h às 20h30, no Conservatório UFMG.

Serviço

Jornada de estudos - À escuta de mundos possíveis: músicas, cenas, territórios
Inscrições: para obtenção de certificado, é necessária inscrição prévia
Data: 21 de julho de 2018
Horário: 10 às 20h
Local: Conservatório UFMG - Av. Afonso Pena, 1.534, Centro - Belo Horizonte
Mais informações: www.ufmg.br/festivaldeinverno
Entrada gratuita limitada à capacidade do espaço.

Conferências
Datas: 23, 24, 26 e 27 de julho de 2018
Horário: 19 às 20h30
Local: Conservatório UFMG - Av. Afonso Pena, 1.534, Centro - Belo Horizonte
- 23 de julho de 2018 – Conversando  Ione de Medeiros
- 24 de julho de 2018 – Conversando com Grade Passô
- 26 de julho de 2018 – Conversando com Nuno Ramos
- 27 de julho de 2018 – Conversando com Wisnik
Mais informações: www.ufmg.br/festivaldeinverno
Entrada gratuita limitada à capacidade do espaço.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa do Festival de Inverno da UFMG