Festival de Inverno da UFMG tem inúmeras atividades a partir desta sexta-feira

Memória na Fachada Digital! Projeções em grande tela da Praça da Liberdade celebram patrimônio e arte. Exibições ocorrem de 11 a 21 de julho, das

Com o tema Memória: arte e patrimônio, o 51º Festival de Inverno da UFMG tem uma vasta programação. Como parte das atividades, o Espaço do Conhecimento UFMG exibe três projeções sobre o tema na Fachada Digital, de 11 a 21 de julho, das 18h às 22h. Quem passar nesse horário pela Praça da Liberdade verá três exposições sobre bens culturais e móveis do estado, como o Presépio do Pipiripau, peças sacras e as violas mineiras.

Na projeção A arte do marfim nas Minas Gerais, uma série de fotografias de peças decorativas e sacras do acervo de museus do estado são exibidas ao público. Os bens foram catalogados pelo projeto A produção, circulação e utilização de marfins africanos no espaço atlântico entre os séculos XV e XIX, uma parceria entre a UFMG e a Universidade de Lisboa, em Portugal. O projeto internacional investiga o comércio e a circulação dos marfins no Império Português para descobrir quais as rotas, quem fabricou as peças e como chegaram ao Brasil.

A mostra fotográfica Violas de Minas: patrimônio imaterial de Minas Gerais revela o som forte e sem distorção da viola caipira, que atravessa gerações. O vídeo é fruto do acervo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha MG), que fez um amplo registro audiovisual das formas de construção do instrumento e suas expressões culturais.

Já a mostra Conectando Acervos expõe coleções da UFMG, como o Presépio do Pipiripau, objetos dos acervos de Obras Raras da Biblioteca Universitária, do Centro de Memória da Faculdade de Farmácia (Cemefar), do Centro de Memória da Faculdade de Enfermagem (Cemenf) e do Centro de Memória da Educação Física (Cemef).

51º Festival de Inverno da UFMG
O Festival de Inverno da UFMG é um projeto de referência nacional que ocorre, anualmente, durante o período das férias de julho. O evento reúne atividades como apresentações musicais, oficinas, minicursos, aulas abertas e residências artísticas, que são ofertadas em diversos espaços da Universidade.

Neste ano, o festival ocorre de 11 a 21 de julho, com programação simultânea no Espaço do Conhecimento UFMG, no Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG e no campus Pampulha, em Belo Horizonte, assim como no Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

Congado mineiro e coral de mulheres negras
No Multiverso de julho, o Espaço do Conhecimento UFMG terá a apresentação do Coral Vozes de Campanhã, que revela a força do congado em Minas Gerais. A apresentação está marcada para 13 de julho, às 17h, com entrada gratuita, como parte da programação do Festival de Inverno.

O grupo foi fundado em 2014, em uma iniciativa das integrantes da Guarda de Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, em Ribeirão das Neves. O coral é formado por 14 mulheres, de diversas idades, e canta a ancestralidade negra de sua região, valorizando os costumes da comunidade e a força da religiosidade afro-cristã do congado mineiro.

Quem sou eu? O patrimônio é você!
Com o intuito de refletir sobre a relação do homem com a memória, o Espaço do Conhecimento UFMG promove a oficina Quem sou eu? O patrimônio é você!, que também integra a programação do Festival de Inverno.

A atividade propõe aos participantes uma reflexão sobre os patrimônios da capital mineira por meio de um jogo. A brincadeira permite que o público assuma o papel de bens patrimoniados, discutindo sua aproximação com a realidade do cotidiano. A oficina ocorre em 13 e 17 de julho, às 15h. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar a senha uma hora antes.

Observação do céu e karaokê da Lua
O Planetário exibirá sessões que dialogam com o tema do evento neste ano, Memória: arte e patrimônio. De 12 a 21 de julho, às 16h, o público pode conferir as exibições Astronomia Indígena, O Céu como Patrimônio e Arqueoastronomia Maia. Os ingressos custam R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia). A política de gratuidade pode ser consultada aqui.

Os visitantes também podem ver de perto objetos celestes na Observação Noturna. No dia 13, os telescópios estarão apontados para a Lua. Já no dia 20, é a vez de contemplar Júpiter e Saturno. A atividade tem início às 19h, mas as senhas gratuitas começam a ser distribuídas às 17h30. Estão disponíveis 120 vagas para cada dia de observação.

O Sol também será visto com o auxílio de um telescópio especial nos dias 14 e 21 de julho. Com início às 11h, a atração é gratuita, mas exige a retirada de uma senha, que começa a ser distribuída às 10h. Cada sessão de Observação do Sol tem 120 vagas.

Roda de Conversa: história da astronomia em BH
A atividade visa apresentar ao público casos interessantes da astronomia, revelando como a cidade produz conhecimento e ajuda no desenvolvimento da astrofísica. A atividade ocorre nos dias 13 e 19 de julho, às 14h. Haverá interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

50 anos na Lua
O dia 20 de julho terá atividades dedicadas à Lua, no Espaço do Conhecimento UFMG. Às 14h, o público descobre curiosidades sobre o satélite natural na atividade Pouso na Lua, que comemora o aniversário de 50 anos do pouso do ser humano por lá. A atividade será acessível em Libras. Mais tarde, às 18h, os visitantes soltam a voz no Karaokê da Lua. As duas ações têm entrada gratuita.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 | 97142 3287

www.espacodoconhecimento.org.br