Festival de Inverno UFMG chega a 56º edição com atividades culturais para todas as idades

Evento será realizado de 18 a 27 de julho, em formato híbrido, com a temática “Cultura e Territórios”; confira a programação

A 56º edição do Festival de Inverno UFMG chega a Belo Horizonte nos dias 18 a 27 de julho, sob a temática Cultura e Territórios. Com diversas atividades artístico-culturais virtuais e presenciais, o Festival promove apresentações e oficinas e convida a comunidade a ocupar diferentes espaços da Universidade, como o Centro Cultural, o Conservatório e o Espaço do Conhecimento. Em contínuo exercício da democracia cultural, neste ano, o Festival traz territorialidades e suas culturas diversas para colocar em jogo os sujeitos por meio de práticas de fruição e produção de cultura.

Para o pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli, "esta edição do Festival apresenta em perspectivas diversas o tema das Culturas e Territórios. Territórios mineiros, nacionais e latino-americanos. Territórios antropológicos, artísticos e culturais. A parceria com 34ª Reunião Brasileira de Antropologia coloca o Festival em sintonia com as principais agendas nacionais e internacionais em defesa dos povos tradicionais, dos territórios e dos povos indígenas, da compreensão da contemporaneidade como território de disputas cruciais para uma humanidade que se redescobre parte da natureza".

Programação

A programação do 56º Festival de Inverno conta com apresentações musicais, exposições de diferentes temas, espetáculos teatrais, exibições de filmes e oficinas, além de colóquios e discussões acadêmicas.

A solenidade de abertura será realizada no dia 18 de julho, a partir das 19h30, no Centro Cultural UFMG, localizado na avenida Santos Dumont, 174, no centro de Belo Horizonte. Na sequência, às 20h, o Centro Cultural recebe a abertura das exposições Em Teoria, Aeris Cor e Síntese - Derivações poéticas: som, espaço e a imagem, e, às 21h, haverá uma roda de conversa com os artistas participantes e os curadores da exposição Síntese, Fabrício Fernandino, Damián Rodríguez Kees e Lukas Kühne.

Neste ano, o Festival de Inverno é realizado em concomitância com a 34ª Reunião Brasileira de Antropologia — Territórios vivos, corpos plurais: Antropologia e saberes críticos. Um dos destaques do encontro é o Prêmio Pierre Verger (PPV), promovido pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), um dos principais festivais competitivos de obras fílmicas, fotográficas e gráficas produzidas no âmbito de pesquisas antropológicas na América Latina. A 34ª RBA também realizará exposições e apresentações musicais.

Outro destaque desta edição são as ações de integração entre os festivais de Inverno da Universidade Federal de Ouro Preto e da Universidade Federal de São João del Rey. Além da roda de conversa entre os professores Sandra Nogueira (Ufop), Chico Brinati (UFSJ) e Fernando Mencarelli, pró-reitor de Ação Cultural da UFMG, mediada pela pró-reitora-adjunta de Ação Cultural da UFMG, Mônica Medeiros Ribeiro, o Festival recebe artistas da UFSJ para apresentações.

As novidades introduzidas na nova edição do Festival de Inverno são prova de sua vitalidade, avalia a reitora Sandra Regina Goulart Almeida: “O Festival se aproxima de seu 60º aniversário e mantém viva a sua vocação de vanguarda. As parcerias com esse grande evento da área de antropologia e com outros festivais de inverno, que, em certa medida, nasceram sob a inspiração no nosso festival atestam a sua capacidade de se reinventar”.

Toda a programação é gratuita, e as atividades ofertadas podem ser aproveitadas por todas as faixas etárias, conforme classificação indicativa.

Acompanhe o Festival de Inverno UFMG nas redes sociais: Instagram - festival_ufmg | Facebook: festivalufmg

Serviço:

56º Festival de Inverno UFMG - Culturas e Territórios

Data: 18 a 27 de julho de 2024

Locais: Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG, Estação Ecológica UFMG, Quatro Cantos Espaço Cultural (Tiradentes-MG), Ocupação Paulo Nazareth e Praça de Serviços (campus Pampulha).

Toda a programação é gratuita

Clique aqui e acesse os demais releases da Assessoria

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do 56º Festival de Inverno UFMG