Festival de Verão da UFMG mergulha no universo dos quadrinhos

Influência da geopolítica na trajetória do Superman será abordada em oficina

A cultura dos quadrinhos ganhou espaço generoso no 13° Festival de Verão da UFMG com a oferta das oficinas Todo mundo consegue fazer quadrinhos; Superman, das origens nos quadrinhos à Segunda Guerra Mundial e Desenho e cartoon. O gênero surgiu nos Estados Unidos ainda no século 19 como republicação de tiras de jornal.

As inscrições para as três oficinas estão abertas e devem ser realizadas no Portal da Fundep. A taxa é de R$ 10. Dez por centro das vagas estão reservadas a alunos assistidos pela UFMG por meio da Fump (níveis 1, 2 e 3). Para manifestar interesse, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3409-6410 nos dias úteis, das 8 às 12h e das 13 às 17h.

Com o tema Desaplanando Horizontes, o 13º Festival de Verão da UFMG acontece de 11 a 14 de fevereiro no Centro Cultural UFMG, no Espaço do Conhecimento da UFMG e no Conservatório da UFMG, localizados na região centro-sul de Belo Horizonte. Além dos três espaços, haverá atividades ao ar livre no bairro Lagoinha, Praça da Liberdade e Viaduto Santa Tereza. As inscrições vão até 10 de fevereiro para 13 oficinas educacionais e artísticas pelo site do Festival. Nos dias 11 e 12 de fevereiro, caso ainda haja vagas, interessados poderão se inscrever presencialmente na secretaria do Festival, situada no Conservatório da UFMG. Todas as oficinas serão oferecidas a preços populares, entre R$ 10 e R$ 30, e são abertas ao público.

Todo mundo consegue fazer quadrinhos
“Para participar, não é preciso saber desenhar”, esclarece, de imediato, o oficineiro Daniel Leal Werneck, docente da Escola de Belas Artes, da UFMG. O professor explica que os participantes terão a oportunidade de aprender a desenvolver fundamentos da narrativa em quadrinhos, como legibilidade, ritmo e narrativa. “Nosso foco será criar personagens e contar histórias”.

Werneck pede aos participantes que levem seus materiais para a confecção das histórias. "Não é preciso nada de especial. Apenas papel A4 comum, desses que a gente usa na impressora, lápis, borracha, canetinha preta de ponta grossa".

A oficina terá três turmas com 20 vagas cada, respectivamente nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro. Ela será realizada no Conservatório UFMG e é aberta a pessoas com mais de 14 anos.

Superman, das origens à Segunda Guerra Mundial
O pano de fundo por trás da criação e evolução do Superman será tratado na oficina ministrada pelo historiador Afonso Andrade, graduado pela UFMG. "Abordarei o contexto sociocultural do personagem, que nasceu em 1937, e o modo como a política influenciou a sua história."

Andrade, que é coordenador do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, diz que promoverá um bate-papo sobre o personagem, cuja história será contada até o fim da Segunda Guerra Mundial, época em que ele se consolida na cultura dos quadrinhos. "A narrativa é diretamente afetada pelo entre-guerras e pela crise de 1929."

A oficina, agendada para 11 fevereiro, no Conservatório UFMG, tem 20 vagas. Podem participar interessados a partir de 16 anos.

Desenho e cartoon
Ministrada pelo cartunista surdo Lucas Ramon, a atividade representa uma oportunidade para o público manter contato com as múltiplas possibilidades do cartoon, expressão artística que retrata aspectos cotidianos de forma crítica.

A oficina terá tradução simultânea para o Português. Lucas Ramon apresentou pela primeira vez seus desenhos no Festival Internacional de Quadrinhos de 2015 com a obra Três patetas surdos.

Com a oferta de 15 vagas, a oficina será realizada no dia 11 de fevereiro, no Centro Cultural UFMG. Podem participar interessados com mais de 14 anos.

Portal UFMG

Assessoria de Imprensa do 13º Festival de Verão da UFMG – Lucas Simões