Festival de Verão: Mostra de Coros Universitários e videoperformance são destaques da programação desta terça-feira

A programação desta terça-feira, 9 de março, do 15º Festival de Verão UFMG tem como destaques performances na música, dança, teatro e artes plásticas. A agenda cultural tem início ao meio-dia, com a Mostra de Coros Universitários. Organizada pelo Ars Nova - Coral da UFMG, a mostra conta com trabalhos que vêm sendo realizados por diferentes grupos e corais de Minas Gerais. A mostra traz um panorama da música coral universitária mineira, partindo da própria UFMG e viajando virtualmente por outras cidades e universidades. A transmissão será pelo canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube.

Na sequência, será exibida a Mostra de dança #DireitoaCulturaNasQuebradas, que reúne sete artistas potentes, plurais e ativos na cena das danças da Grande BH, em maioria danças urbanas ou que tiveram raízes nas culturas negras. Serão sete vídeos, nos quais cada convidado traduz, em forma de conceito coreográfico, uma reflexão acerca da sua trajetória e do tema Direito à cultura nas quebradas.

Às 19h, será apresentado o videoperformance-documental Vozes de Luta, do Grupo de Teatro Mulheres de Luta, da Ocupação Carolina Maria de Jesus, em Belo Horizonte. Nesse projeto, as integrantes do grupo falam de si, de suas memórias e da importância do teatro em suas vidas. O vídeo também apresenta cenas dos dois espetáculos já montados pelo grupo: Todas as Vozes, Todas Elas (2017) e AntígonaS (2019). Vozes de luta é um desejo de memória, de continuidade e de permanência.

A agenda do dia ainda tem a reexibição da primeira parte do sarau De quebrada: não procure no centro, que reúne poetas e slamers de toda a região metropolitana de BH, que usam seus corpos e suas vivências para expressar sua arte por meio da palavra escrita e falada.

E tem programação nas ruas. A partir das 19h30, começam as projeções da Mostra Universidade Cidade, que, nesta terça-feira, será realizada na Estação Vilarinho e na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG.

Todas as atividades são gratuitas. A programação completa está disponível no site do Festival: www.ufmg.br/festivaldeverao.

Assessoria de Imprensa UFMG

Mariana Gonçalves – (31) 9 8638-0936