Festival de Verão UFMG propõem repensar o museu através do corpo e suas capacidades sensoriais

Na programação do Festival de Verão UFMG, visita guiada Corpo e Percepção e oficina Inventário do Invisível acontecem de 21 a 23 de fevereiro no

Além das diferentes formas de conhecimento, o museu também pode estimular o desenvolvimento de múltiplas capacidades perceptivas e sensoriais. O próprio corpo e a presença do outro podem se tornar peças fundamentais para repensar a relação com os objetos e os espaços que integram o cotidiano e, muitas vezes, não são percebidos. Explorar os limites daquilo que se pode ver, tocar e sentir é a proposta da visita guiada Corpo e Percepção e da oficina Inventário do Invisível, que acontecem entre os dias 21 e 23 de fevereiro no Espaço do Conhecimento UFMG. As atividades são gratuitas e integram o 11° Festival de Verão UFMG que, neste ano, aborda a temática Universos (In)visíveis.

Na visita Guiada Corpo e Percepção, de olhos vendados, os outros sentidos do corpo entram em ação para uma experiência multissensorial que permite vivenciar o museu para além da visão. Em um jogo de inversão de papéis, cada participante guiará e será guiado por outra pessoa pelas exposições e instalações, estimulando a experimentação de sensações e detalhes que não damos muita atenção, como nuances de tons de voz, sons ambientes, texturas e cheiros. A atividade ocorre de 21 a 23 de fevereiro, sempre às 15h, no Espaço do Conhecimento UFMG. A atividade é gratuita e tem limite de 15 vagas por sessão.

Já na Oficina Inventário do Invisível, o universo museológico será estudado e explorado de uma forma diferenciada. Estimulando os participantes a uma imersão nas exposições do museu, serão realizadas visitas experimentais às instalações que fujam dos moldes tradicionais. A intenção é explorar a relação das pessoas com o museu, descobrindo o que não é visto ou percebido. Em seguida, os alunos da oficina serão convidados a um exercício de arte manual, gerando trabalhos coletivos que revelam a potência do invisível. A atividade acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro, de 12h às 17h, e no dia 23, das 10h às 13h e das 14h às 17h.

O Festival de Verão UFMG, promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), acontece anualmente. Em 2017, as atividades ocorrem nos campi da universidade, no Centro Cultural, no Conservatório e no Espaço do Conhecimento. As matrículas podem ser feitas pelo site.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Oficina Inventário do Invisível
Datas: 21 e 22 de fevereiro, 12h às 17h, e 23 de fevereiro, de 10h às 13h e de 14h às 17h
Participação: gratuita. Inscrição pelo site

Visita Guiada Corpo e Percepção
Data: 21 a 23 de fevereiro
Horário: 15h30
Participação: gratuita. Inscrição pelo site

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

Serviço

21 a 23 de fevereiro de 2017

Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte (MG).