Festival na UFMG vai unir matemática, jogos e arte

​Evento que será realizado no fim do mês pretende contribuir para a popularização do conhecimento matemático

Oficinas, mostra de jogos, contação de histórias e palestras sobre a relação entre matemática e arte estão entre as atividades programadas na primeira edição do Festival de Matemática, que será realizado no Conservatório UFMG nos dias 28 e 29 de outubro. Organizado por equipe de professores do Departamento de Matemática da UFMG, o evento é aberto a pessoas de todas as idades.

Além de oficinas, jogos e palestras, serão realizadas, durante os dois dias, exposição e apresentação de vídeos com o objetivo de contribuir para a popularização do conhecimento matemático e de promover um contato mais estreito entre alunos e professores de matemática da escola básica com docentes e estudantes da UFMG.

O público também poderá interagir com jogos, quebra-cabeças e outros materiais manipuláveis que integram o acervo do Projeto Visitas. Com o tema A matemática está em tudo, o festival também abordará a relação da matemática com a literatura, os trabalhos do artista visual holandês Cornelis Escher e o famoso Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci.

A iniciativa faz parte do projeto Matemática em toda parte: atividades para festivais de matemática no Estado de Minas Gerais, aprovado em edital de apoio a atividades de divulgação e popularização da matemática durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A programação definitiva do evento será divulgada nos próximos dias.

Estudantes voluntários

Alunos da UFMG poderão, até a próxima quarta-feira, dia 18, inscrever-se como voluntários nas atividades do Festival. Para isso, deverão participar de oficinas de treinamento agendadas para os dias 20 e 21, das 9h às 12h, na sala 2035 do Icex. Interessados devem preencher formulário eletrônico.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Comunicação da UFMG

Festival na UFMG vai unir matemática, jogos e arte

28 e 29 de outubro