FestiVelhas da UFMG celebra os povos tradicionais do Rio das Velhas

Festival acontece na Orla da Lagoa de Jequitibá, de 6 a 9 de setembro; atividades serão gratuitas

A 7ª edição do Festival de Cultura e Arte da Bacia do Rio das Velhas (Festivelhas), organizado pelo Projeto Manuelzão da UFMG, será realizada no período de hoje, 6 de setembro, até domingo, dia 9, na cidade de Jequitibá. Com o tema Povos tradicionais de um Rio, o evento acontece junto ao 30º Festival de Folclore de Jequitibá, o maior festival de folclore de Minas Gerais. A cidade sediará atividades culturais, rodas de conversa, artesanato e shows, tudo gratuito e aberto ao público. Durante a celebração também haverá o 8º Encontro dos Subcomitês da Bacia do Rio das Velhas e o Festival Internacional de Corais (FIC). Todas as atividades serão realizadas na Praça de Eventos da orla da Lagoa de Jequitibá.

A programação do Festival contará com a participação de nomes consagrados da música mineira como Mauricio Tizumba, Chico Lobo e Sérgio Pererê. O FestiVelhas apresentará o Cortejo da águas, a exposição À margem e o leito, oficinas e a roda de conversa Cultura, diversidade e água. A proposta do evento é criar um momento de encontro e convivência entre agentes culturais, ambientais e todos aqueles mobilizados pela melhoria das condições da bacia do Rio das Velhas.

Trajetória 

O Festival de Cultura e Arte da Bacia do Rio das Velhas (Festivelhas) nasceu em 2005. A partir da experiência das Expedições 2003 realizadas por água, o Projeto Manuelzão desenvolveu a proposta de organizar um movimento cultural que acompanhasse, por terra, a viagem dos caiaqueiros. A primeira edição do evento, realizada em Morro da Garça, foi fundamental para criar um movimento perene. Este movimento, atuante desde então, trabalha a preservação ambiental e cultural de forma indissociável e valoriza as expressões artísticas da população. 

O sucesso do FestiVelhas repetiu-se em setembro de 2007, com a realização do FestiVelhas Jequitibá: arte e cultura na capital mineira do folclore. Em 2009 o evento assumiu proporções maiores, sendo realizado em maio e junho em Ouro Preto, Santa Luzia, Curvelo, Barra do Guaicuí e Belo Horizonte. O FestiVelhas ainda teve edições nos anos de 2011, em Belo Horizonte, 2015, em Itabirito, e 2016, novamente em Morro da Garça.

Programação

06/09 (quinta-feira)

17h – Cortejo das águas com escolas públicas de Jequitibá e comunidade
20h – Palco Merong Kamaka Mongoio
Intervenção Peixe elegante

07/09 (sexta-feira)

Manhã – Cortejo das águas
Manhã e tarde – Exposição À margem e o leito
15h – Oficina Água e afeto – o rio de dentro
Tarde – Encontro com Frei Chico - Governador da capital mineira de Folclore
Intervenção Peixe elegante

08/09 (sábado)

Manhã e tarde: exposição À margem e o leito
10h – Oficina O segredo das águas – do invisível ao visível
14h – Roda de conversa Cultura, diversidade e água - memória dos povos tradicionais do Rio das Velhas

09/09 (domingo)

Manhã – Cortejo das águas e exposição À margem e o leito

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Assessoria do Projeto Manuelzão

(31) 3409-9818 / 3409-9959

www.manuelzao.ufmg.br

Serviço

FestiVelhas da UFMG celebra os povos tradicionais do Rio das Velhas

De 6 a 9 de setembro de 2018

Praça de Eventos da orla da Lagoa de Jequitibá - Minas Gerais