Fluido desenvolvido por professores da UFMG trata até 90% dos casos de diarreia em bezerros

O uso de antibióticos para tratar diarreia em bezerros é uma prática comum na bovinocultura brasileira. Contudo, esse método tem se mostrado ineficiente para solucionar o problema, a principal causa de morte nos rebanhos. Segundo o professor Elias Jorge Filho, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Escola de Veterinária da UFMG, como a diarreia é majoritariamente causada por protozoários ou vírus, o antibiótico não produz qualquer efeito capaz de melhorar o quadro de saúde. Além disso, as bactérias mais comuns causadoras da diarreia também são resistentes ao antibiótico.

Como alternativa aos medicamentos, pesquisadores da UFMG desenvolveram um fluido de hidratação para bezerros capaz de tratar até 90% dos casos de maneira muito mais eficiente, saudável e barata, por meio da reposição de água, vitaminas e sais minerais perdidos quando o bezerro está com diarreia. A adoção da hidratação como recurso terapêutico na pecuária representa diminuição significativa nas perdas de bezerros com até 10 meses de vida e nos gastos com a saúde do animal.

Saiba mais em vídeo produzido pela TV UFMG.

Entrevistado: Elias Jorge Filho, professor da Escola de Veterinária da UFMG

Equipe: Artur Horta (produção e reportagem); Ângelo Araújo (imagens); Leonardo Milagres e Marcelo Duarte (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da Escola de Veterinária da UFMG

(31) 3409-2017

www.vet.ufmg.br