Formação de educadores no Espaço do Conhecimento UFMG debate a literatura surda nas escolas

A atividade é presencial e aberta ao público com 40 vagas para professores e estudantes

O próximo Educação na Praça, que acontece neste sábado, 17 de setembro, às 10h, tem como tema A literatura surda nas escolas. O projeto do Espaço do Conhecimento UFMG é aberto ao público, destinado à formação de professores em atuação e em formação. Nesta edição, o encontro integra as atividades do Setembro Azul, programação do museu que reflete sobre o mês de visibilização da luta, conscientização e divulgação da cultura e comunidade surda no Brasil. O encontro acontece na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários - Belo Horizonte.

Podem participar professores do ensino básico, estudantes de licenciatura e demais profissionais da educação e da cultura interessados no tema. As inscrições devem ser feitas neste formulário. O evento tem duração de duas horas e oferece 40 vagas, com emissão de certificado. O Educação na Praça é uma iniciativa gratuita do Espaço do Conhecimento UFMG, que realiza encontros sobre diferentes áreas, com atividades lúdicas para a construção e interação entre modelos e estratégias de ensino.

Mãos Literárias

Durante o encontro, que abordará o ensino da literatura surda na formação dos professores, sejam eles ouvintes ou não, também serão debatidas a literatura e a cultura surdas na interação entre ouvintes e surdos nas escolas inclusivas e/ou bilíngues. Também haverá espaço para atividades do projeto Mãos Literárias, de valorização da cultura surda por meio da produção literária em Língua Brasileira de Sinais (Libras) – vinculado à Faculdade de Letras (Fale) da UFMG. A iniciativa parte de histórias, poesias e piadas já existentes e as reconta em Libras, além de criar e produzir histórias por surdos.

Nesta edição do Educação na Praça a convidada é Michelle Murta, professora da Fale e coordenadora do Mãos Literárias. Autora da primeira tese desenvolvida por uma pessoa surda na Universidade, a professora é egressa do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Fale, com doutorado em Linguística Teórica e Descritiva, no qual desenvolveu pesquisa sobre a iconicidade na estrutura dos verbos na Língua Brasileira de Sinais. Atualmente, a pesquisadora é integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS/CNPq) e desenvolve trabalhos que envolvem principalmente os temas: Libras, metáforas, iconicidade, literatura surda e educação.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Serviço:

Educação na Praça: Literatura surda nas escolas

Quando: 17 de setembro (sábado), às 10h

Público: professores do ensino básico, estudantes de licenciatura e demais profissionais da educação e da cultura interessados no tema

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários - BH/MG)

Descrição: como parte da programação do Setembro Azul, em homenagem ao mês de visibilidade da comunidade surda, a atividade de formação de educadores contará com a professora Michelle Murta do curso de Letras-Libras da UFMG e primeira pesquisadora surda a se formar doutora na Universidade. O encontro tratará da relação entre a literatura surda, os profissionais da educação, surdo e ouvintes, e as escolas, apontando iniciativas educacionais de valorização da cultura surda.

Inscrição: https://forms.gle/6hWKmMtcApx2...

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

'Educação na Praça: Literatura surda nas escolas'