Formação em Divulgação Científica da UFMG prepara comunicadores para os desafios da popularização da ciência

Formação já está em seu quinto ano com a proposta de impulsionar a visão crítica da ciência

A Formação Transversal em Divulgação Científica oferece, pela primeira vez, cinco disciplinas. Estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG, bem como o público externo, poderão requerer a matrícula nessa formação, cujas disciplinas são ministradas por professores de departamentos da Faculdade de Educação (FaE) e da  Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG.

A matrícula para os alunos da graduação ocorrerá, como de praxe, pelo Sistema Siga, por meio do Minha UFMG. Para os estudantes de pós-graduação, o requerimento de matrícula poderá ser feito no dia 3 de março. A matrícula, presencial, acontece no dia seguinte. Interessados da comunidade externa deverão requer a matrícula e depois efetivá-la presencialmente, no dia 5 de março, na Secretaria das Formações Transversais, localizada na sala A105 do Centro de Atividades Didáticas (CAD 3). O contato pode ser feito pelo telefone 3409-6590 ou pelo e-mail transversal@prograd.ufmg.br.

O objetivo é fornecer ferramentas conceituais, analíticas e teóricas que ajudam o comunicador a não cair em armadilhas comuns na área, como narrativas ingênuas de determinismo tecnológico, econômico e social.

A Formação Transversal específica em Divulgação Científica começou as atividades no primeiro semestre de 2016. O objetivo é proporcionar a aquisição de conhecimentos básicos sobre o processo de produção das ciências nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, serão discutidas as relações com a sociedade e a política, bem como os diversos modelos e espaços utilizados para a sua democratização, com destaque à promoção de diálogos para com outras formas de produção do conhecimento.

Espera-se que o estudante sinta-se capacitado para explorar e discutir criticamente temas da atualidade, tais como doenças emergentes, vacinas, aquecimento global, dentre outros. As formações transversais tratam de um currículo paralelo opcional que o estudante pode seguir juntamente com o seu curso de graduação. Elas foram implementadas a partir da Resolução de 2014.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG