Formandos do Teatro Universitário da UFMG estreiam obra cênica

Montagem fica em cartaz de 21 de novembro a 8 de dezembro, na Funarte, com entrada gratuita

Em cena, atores e atrizes se movem em infinitas direções. O espaço cênico é tomado por corpos latino-americanos que trazem consigo traços, marcas e trajetórias. Quais os pactos de cumplicidade necessários para se contar uma história? Essa questão é o ponto de partida dos formandos do Teatro Universitário da UFMG (TU) para refletir sobre o Brasil e os processos de construção de sua identidade. O espetáculo +55 - Inverter-te-ei antes que te transformem mais uma vez em um mal-entendido aborda as construções simbólicas e políticas da América Latina em uma dramaturgia autoral, em cartaz de 21 de novembro a 8 de dezembro, na Funarte/MG (R. Januária, 68, Centro, Belo Horizonte). A entrada é gratuita, com a classificação de 16 anos, mediante retirada de ingressos uma hora antes.

A montagem pode ser vista quintas e sextas-feiras, às 20h30; sábados e domingos, às 19h. Conforme o diretor da montagem, Fabrício Trindade, o processo de criação foi impulsionado por perguntas. O artista desenvolve uma pesquisa que dialoga o teatro performático, as questões históricas e a cultura latino-americana. Ainda segundo o diretor, “atualmente, muito se fala em construir caminhos distintos do hegemônico, constituir outras epistemologias, mas o que seria isso se não lançar o olhar e trazer consigo seus próprios contextos?”.

O espetáculo foi construído pelo diálogo constante, vivenciado entre direção e elenco, composto por 24 formandos, em sua maioria atrizes. “Nesse sentido, procurou-se constituir um processo que tivesse como base o reconhecimento de que coletivo formávamos no presente e, a partir dele, estabelecemos diálogos com artistas da nossa terra latina”, completa Fabrício Trindade.

Para a montagem do espetáculo, o coletivo trilhou um caminho criativo de um teatro performático que relaciona, sem hierarquias, diversas linguagens artísticas: a palavra, a música, a trilha sonora vibrante e os vídeos estão presentes no jogo cênico para constituírem composições imagéticas.

“Para além dos professores do TU, Helena Mauro assina a preparação vocal e musical, Tarcísio Ramos fez a orientação corporal, Tereza Bruzzi e Cristiano Cezarino foram responsáveis pelo cenário e figurino, e Rogério Lopes responsável pelo estágio curricular. A produção do espetáculo fez parte do projeto de extensão Produção e Memória, sob a coordenação de Jefferson Góes. Convidei alguns artistas, todos eles companheiros de arte e de outros coletivos, Tatá Santana, que assina a direção musical, Marina Viana, que fez assessoria dramatúrgica, João Cardoso e Naice, que fizeram comigo o material audiovisual, e Marina Arthuzzi, que assina a iluminação do espetáculo. Foi muito importante a presença dessa equipe no processo, pois essa construção compartilhada está presente, explícita na cena”, complementa o diretor da montagem.

O coletivo destaca que é no sopro das palavras e no riscar dos movimentos que a obra cênica dá a ver aspectos tão diversos – e, muitas vezes, perversos – do continente americano, de forma a ressaltar a relação entre as subjetividades dos sujeitos latino-americanos e os processos históricos construídos e que perpassam a vivência nesse continente.
 
Teatro Universitário
Há mais de seis décadas, o TU oferece formação de ator em nível técnico. O curso técnico de teatro tem a duração de três anos e termina com uma montagem que acontece a título de estágio profissionalizante.
 
Ficha técnica:
Dramaturgia, textos e trilha sonora: Criação Coletiva
Direção: Fabrício Trindade - Assistência: Clara Fadel
Assessoria de dramaturgia: Marina Viana
Direção musical: Tatá Santana - Preparação vocal e musical: Helena Leite Mauro - Assistência: Gabriel Beltrão
Orientação corporal: Tarcísio Ramos
 
Cenário e figurinos: Cristiano Cezarino, Tereza Bruzzi, Edsel Duarte, Laysla Araújo, Maria Laura de Vilhena - Assistência: Júlia Ndpcon, Manu Lima, Maria Clara Mariano, Steisse Reis, Alisson Oliveira, Jack Diniz, Halyson Félix
Cenotecnia: Matheus, José Geraldo, Antero, William, Edvaldo, José Cesar, José Soares
 
Maquiagem: Ludy Lins, Alana Aquino, Júlia Ndpcon
Iluminação: Marina Arthuzzi, Jésus Lataliza
Vídeos: Fabrício Trindade, João Cardoso, Naice Dias, Rafael De La Savia
 
Direção de produção: Jefferson Góes - Assistência: Lúcia Aparecida, Silézia Santos, Ludy Lins, Flor Bevacqua, Daniele Amaral, Jéssica Pierina
Produção executiva: Gabriela Freitas
Produção técnica: Eliezer Sampaio, Ismael Soares, Halyson Félix, Marina Barros, Alessandra Alixandrino, Jéssica Pierina, Alice Cabral
 
Assessoria de imprensa: Juliana Ferreira
Mídias sociais: Alisson Oliveira, Ariane Lazário, Marina Barros
Fotografia: Vitor Macedo
Videomaker (divulgação e registro): Gabriel Beltrão, Marina Barros
Arte gráfica: Alessandra Alixandrino, Gabriela Freitas, Rebeca Hornhardt, Brenda Lobo, Fabrício Trindade
Projeto gráfico: Brenda Lobo
 
Elenco:  Ainê Gonçalves , Alessandra Alixandrino, Alice Cabral, Alisson Oliveira, Andresa Romão, Ariane Lazário, Bruno Gusmanini, Camila Silva, Carolina Lobato, Daniele Amaral, Delaney, Ézio Henrique, Fabiana Santtana, Fabíola Moura, Flor Bevacqua, Gabriela Freitas, Jack Diniz, Jéssica Pierina, Marina Barros, Militani de Souza, Rebeca Hornhardt, Saulo Calixto, Thaís Eduarda

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

+55 - Inverter-te-ei antes que te transformem mais uma vez em um mal-entendido

21 de novembro a 8 de dezembro

Quintas e sextas-feiras, às 20h30; sábados e domingos, às 19h

Funarte/MG (R. Januária, 68, Centro, Belo Horizonte)