Fórum sobre o Quadrilátero Ferrífero debate desenvolvimento sustentável na UFMG

A Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha, sediará, nos dias 27 e 28 de novembro, fórum sobre o Quadrilátero Ferrífero (QF) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento tem como intuito promover debate sobre como os ODS podem orientar a revitalização e a reconversão do QF, região de maior produção nacional de minério de ferro. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas na página do evento, até o dia 27. 

Com o tema O Quadrilátero Ferrífero e os ODS: visões de futuro, serão discutidos temas como água e governança em paisagens de mineração, identidade territorial, desenvolvimento integrado e direito à educação. A Pró-reitoria de Extensão e o INCT Acqua, sediado na UFMG, são parceiros do Geopark Quadrilátero Ferrífero e de outras entidades na organização do fórum. 

Para abordar essa temática, professores da UFMG, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Fundação João Pinheiro (FJP) integrarão a programação de atividades nos dois dias de evento. A pró-reitora de extensão, professora Claudia Mayorga, coordenará, no dia 27, o Mutirão de Universidades para o Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Quadrilátero Ferrífero. Membros do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) também estarão presentes. 

O debate acerca do assunto é divido em painéis temáticos diversos, ligados à educação, à juventude, ao trabalho e outros. Esses painéis serão coordenados por representantes de cada grupo, por isso também participam do fórum membros da Secretaria de Educação do Estado, do Centro Pedagógico, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e outras associações.

Programação
Dia 27 de novembro 

- 8h - Credenciamento 

- 9h - Sessão de Abertura

- 9h40 - Painel de Lançamento do Science Policy Report: 
Uma nova visão da água e governança para a sustentabilidade em paisagens de mineração e de pós-mineração (documento elaborado por jovens cientistas a partir do workshop realizado pela Academia Brasileira de Ciências - ABC, Academia Alemã de Ciências Leopoldina, INCT Acqua e ZWU – Centre of Water and Environment Research, University of Duisburg-Essen) 

- 10h30 às 12h - Painel I: Identidade Territorial 

- 13h30 às 15h30 - Painel II: Mutirão de Universidades para o Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Quadrilátero Ferrífero
Membros do Forproex - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileira

- 16h às 18h - Painel III: Desenvolvimento Regional Sustentável Integrado                                                                                           

Dia 28 de novembro 

- 8h - Credenciamento

- 9h às 10h30 - Painel I - Economias Digitais e seus Desafios

- 10h30 às 12h - Painel II: Monitoramento do Direito à Educação no Quadrilátero Ferrífero

- 13h30 às 15h - Painel III: Economia da Cooperação e da Funcionalidade (EFC) e o Futuro do Trabalho 

- 15h30 às 17h - Painel IV: Juventude, futuros abertos do Quadrilátero e a (des)governança

- 17h - Relatoria do Fórum - Fechamento

Confira na programação os palestrantes e temas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço

Fórum O Quadrilátero Ferrífero e os ODS: visões de futuro

27 e 28 de novembro

8h às 18h

Auditório Central da Escola de Engenharia da UFMG (Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte)