Fundação universitária da UFMG presta contas de campanha que apoiou estudantes no acesso às atividades remotas

Iniciativa reuniu mais de 750 doadores e somou recursos ao programa de auxílio à inclusão digital desenvolvido pela UFMG

Mais de 750 doadores participaram, desde junho, da campanha Bolsa de Apadrinhamento Inclusão Digital, promovida pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). A iniciativa, encerrada no final do ano passado, beneficiou 171 estudantes da UFMG. Eles receberam apoio financeiro e equipamentos que viabilizaram o acesso às atividades de ensino remoto, necessárias ao combate à pandemia de covid-19.

Os recursos gerados pela campanha se somaram aos do Programa UFMG Meu Lugar: Inclusão Digital, que integra a política de assistência estudantil da UFMG. A campanha Apadrinhamento Digital arrecadou pouco mais de 200 mil reais e 406 itens, entre equipamentos (como computadores e tablets), acessórios e periféricos. Houve outras formas de doação: o estudante de engenharia de controle automação Lucas Neves Lima, por exemplo, ajudou a arrecadar equipamentos e consertou itens usados.

De acordo com a presidente da Fump, professora Sandra Bianchet, foi dada prioridade, no início da campanha, aos estudantes assistidos de nível 1 (de vulnerabilidade socioeconômica mais acentuada) que estavam para concluir seus cursos. Eles receberam equipamentos emprestados, que foram devolvidos em pouco tempo, o que possibilitou o atendimento de número maior de alunos.

Laços reforçados

Os estudantes assistidos nos níveis I, II e III, de Belo Horizonte e Montes Claros, receberam os kits em suas casas, para evitar a circulação deles pelas cidades e a exposição ao contágio. O montante de doação em dinheiro foi também transformado em bolsas de inclusão digital.

“Além de ampliar o alcance das iniciativas de assistência estudantil da UFMG, campanhas como a de apadrinhamento digital revelam e reforçam os laços na comunidade acadêmica, estimulando, por exemplo, a contribuição efetiva de estudantes egressos na vida presente da Universidade”, diz Sandra Bianchet.

Leia o relatório de encerramento da campanha Apadrinhamento Digital, que contém também dados sobre o Programa Auxílio Inclusão Digital, gerido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Programa permanente

O programa Bolsa Apadrinhamento, da Fump, continua ativo. Qualquer pessoa física ou jurídica pode doar valores em dinheiro, sem compromisso relacionado a quantia ou frequência. Os recursos são destinados a estudantes de primeira graduação, classificados socioeconomicamente pela Fump no nível I e com bom desempenho acadêmico. A bolsa mensal tem o valor de R$ 400.

O cadastro dos doadores deve ser feito pelo email doacao@fump.ufmg.br. Os depósitos devem ser feitos no Banco do Brasil (Agência 1615-2, conta 6919). O CNPJ da Fump é 17.220.583.0001-69, e a chave Pix do programa é doacao@fump.ufmg.br.

Itamar Rigueira Jr.

Assessoria de Comunicação da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump)

www.fump.ufmg.br