Fundep assume coordenação executiva da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica

Nova governança será celebrada em evento on-line, nesta quarta-feira

A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) – iniciativa idealizada por meio da junção de importantes atores nacionais de mais de 30 instituições que envolvem o governo, a indústria, a academia e a sociedade civil – celebra nova etapa de sua governança em evento on-line, a ser realizado hoje, 5 de julho, às 10h. Na ocasião, o Instituto Clima e Sociedade (iCS) transfere a gestão da PNME à Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), que assumirá a coordenação executiva da plataforma.

A atividade, que poderá ser acompanhada pelo YouTube, será aberta pelo secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf, com participação de todos os Embaixadores da PNME. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla, onde a programação também está disponível.

Até então organizada em grupos de trabalho que tinham como objetivo discutir de maneira específica temas como eletrificação de ônibus, de bicicletas e a infraestrutura e conectividade, com assessoria de uma comissão de ciência e tecnologia. Até dezembro de 2024, a coordenação executiva da plataforma será exercida de forma centralizada pela Fundep, que dispõe de um time dedicado composto de profissionais de múltiplas áreas, incluindo gestão, captação e advocacy.

Além desse time dedicado, a PNME passa a contar com a área de suporte da Fundep, formada por apoio jurídico, de compras, prestação de contas, gestão de pessoas, comunicação e marketing, entre outros.

Agilidade e diversificação

O propósito da PNME, estabelecido quando de sua criação, em 2018, mantém-se inalterado. A plataforma visa ao fomento e indução ao mercado, a estimular o crescimento da inserção da mobilidade elétrica em atividades produtivas, a propor instrumentos de política pública e regulação e a criar competências em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

“Pretendemos trazer a expertise Fundep na gestão de projetos para dar ritmo e suporte ao dia a dia das atividades do secretariado da PNME, proporcionando maior dinâmica e consistência nas atuações”, explica o professor Jaime Arturo Ramírez, presidente da Fundep.

Com a mudança, o Instituto Clima e Sociedade (ICS), que até então estava à frente das atividades da PNME, mantém-se como parceiro e financiador. Também caberá à Fundep a captação de recursos adicionais, com o objetivo de tornar a PNME uma financiadora de projetos e iniciativas do setor.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação da Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)

3134096820

http://www.fundep.ufmg.br