Fundep UFMG e State promovem a quarta edição do evento Mulheres na Ciência com participação de pesquisadoras LBTs

As convidadas desta edição discutirão temas como representatividade, identidade de gênero e diversidade no mundo acadêmico

No dia 22 de outubro, às 15h, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) - uma das principais gestoras de Ciência, Tecnologia e Inovação do país e Fundação de Apoio da UFMG e mais de 30 Centros de Tecnologia e Pesquisa nacionais -, em parceria com o State Innovation Center, promove a quarta edição do evento Mulheres na Ciência. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas na plataforma Sympla. A transmissão acontecerá pelo Zoom.

A luta pelo reconhecimento das mulheres no mundo acadêmico é árdua, mas é sempre importante lembrar que ela vai além de uma luta para mulheres cisgêneros e heterossexuais. Por isso, essa edição do Mulheres na Ciência terá a presença de pesquisadoras LBT - Lésbicas, Bi e Trans -, para discussão de temas como visibilidade, representatividade, identidade de gênero, os desafios, as conquistas e os preconceitos no contexto da diversidade. As convidadas do encontro, Gabrielle Weber, Joana Ziller e Sarug Dagir, trarão percepções e aprendizados sobre seus estudos e também sobre suas jornadas no meio da pesquisa.

O evento tem o objetivo de popularizar o acesso à pesquisa e desmistificar o que se relaciona à mulher que atua em âmbito científico, com diálogos constantes e trocas de informações com as participantes sobre a realização de projetos de impacto à sociedade.

Participantes:
Gabrielle Weber
Travesti, cientista molecular (2006), doutora em Física (2011) pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Escola de Engenharia de Lorena da USP. Diretora Regional de Lorena da Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (ADUSP). Estuda sistemas integráveis no contexto da Física de Altas Energias e da Matéria Condensada. Tem uma queda por sistemas topológicos e grafeno. Divulgadora científica (@mamutesnaciencia) e desenvolvedora de jogos didáticos. Trabalha também com a questão da diversidade na ciência com ênfase na causa LGBTQIA+. Adora falar sobre as aleatoriedades da vida e compartilhar suas músicas no Twitter (@gbwbrl).

Joana Ziller
Coordena o Grupo de Estudos em Lesbianidades (GEL), que é parte do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon) da UFMG. É professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação Social da UFMG e coordenadora da Formação Transversal em Gênero e Sexualidade: perspectivas queer/LGBTI. Entre seus interesses de pesquisa se entrelaçam questões de gênero, especialmente as lesbianidades, e plataformas de mídias sociais, sobretudo o YouTube. Tem debatido tais temas sob um olhar marcado pelos estudos queer e decoloniais.

Sarug Dagir
Psicanalista e psicóloga clínica pela UFMG. Mestra em Letras/Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da UFMG e doutora em Psicologia pela mesma Instituição. Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Mediadora:
Maria Paula Duarte de Oliveira
Graduada em química tecnológica pela UFMG. Atualmente, é CEO da startup Iara e gestora do Escalab. Participa e organiza iniciativas empreendedoras para estudar a viabilidade econômica de tecnologias hard science. Vencedora do Biomaker Battle, segundo lugar do Startup Weekend Biotech BH, finalista do programa de pré-aceleração Biostartup Lab e segundo lugar no desafio ITA Challenge. Foi membro da startup WeDo, onde ministrou mais de 20 cursos de empreendedorismo pelo Brasil com o objetivo de fomentar a educação empreendedora nas universidades brasileiras. É gestora do Escalab, onde desenvolve atividades de gestão ágil conectadas com soluções sustentáveis, com um time de 35 pessoas e faturamento de R$2M nos primeiros dois anos de mercado. Trabalha com a transição do processo tecnológico em escala de bancada para industrial da startup Iara e das tecnologias do Escalab. Tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções tecnológicas ambientais.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG