Fundep UFMG e State promovem primeira edição do evento 'Mulheres na Ciência'

Saúde e biotecnologia é o tema do primeiro encontro que traz cientistas de destaque nos setores

No dia 30 de abril, às 15h, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), uma das principais gestoras de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, apoiadora da UFMG e de mais 35 Centros de Tecnologia e Pesquisa nacionais, em parceria com o State Innovation Center, promove o evento on-line Mulheres na ciência, com o propósito de construir comunidades e discutir o papel da mulher nesse contexto. As inscrições, gratuitas, estão abertas pelo Sympla.

Para a estreia dessa iniciativa, cujo tema é saúde e biotecnologia, participarão a professora Ana Paula Fernandes (CT-Vacinas/UFMG) e a pesquisadora Caroline Brunetto, CEO da Ziel Bisciences e parceira do Biotechtown. A mediadora dessa conversa será Aline Carvalho, Head da STEM for Girls.

Nos encontros, a serem realizados a cada dois meses, mulheres de diversos setores de atuação apresentarão os desafios, as conquistas e o diferencial de ser mulher no ambiente da ciência.

Lugar de fala

A proposta do projeto Mulheres na Ciência é popularizar o acesso à pesquisa e desmistificar o que se relaciona à mulher que atua em âmbito científico, com diálogos constantes e trocas de informações com as participantes sobre a realização de projetos de impacto à sociedade.

As mulheres trazem o lugar de fala de quem é a maioria nos bancos das universidades segundo o Censo de Ensino Superior realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizado em 2018. São elas que trazem o diferencial de estar, na maioria das vezes, conciliando a pesquisa, a docência, a família e os cuidados pessoais.

A proposta é mostrar que não há barreiras para o desenvolvimento de pesquisas ou de divulgações científicas bem produzidas e apuradas, trazendo resultados para todos.

Participantes do encontro:

Ana Paula Salles Moura Fernandes tem graduação em Ciências Biológicas (1986), mestrado em Microbiologia (1990) e doutorado em Parasitologia pela UFMG (1997). Durante o mestrado e o doutorado fez estágio na Harvard Medical School (USA). Atualmente, é pesquisadora nível IB do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professora Titular da UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais.

Ela é uma das sete vencedoras do prêmio Mulheres Brasileiras que fazem a diferença, edição 2021, concedido pela embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil. Ana Paula é uma das coordenadoras do CT-Vacinas, centro de pesquisas na área de biotecnologia, mantido por meio de uma parceria entre a UFMG, a Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz e o BH-Tec.

Em 2020, no início da crise provocada pelo novo coronavírus, Ana Paula Fernandes também assumiu a coordenação da área de diagnósticos da Rede Vírus, comitê vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), que reúne cientistas do Brasil inteiro, além de representantes do governo e das agências de financiamento à pesquisa, com o objetivo integrar ações no combate a viroses emergentes, como a covid-19 e é dela o mérito da criação de um diagnóstico sorológico para detecção do vírus 100% nacional.

Caroline Brunetto é fundadora e CEO da Ziel Biosciences. Doutora em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Farmacologia e Terapêutica (UFRGS). Professora de Pós-Graduação em Pediatria: Materno-infantil (UFRJ).  Atuou em funções de crescente responsabilidade nos últimos 15 anos, especialmente nas áreas de pesquisas translacionais, biologia celular e molecular, oncologia, hematologia e oncologia pediátrica.

Mulheres na ciência | Ciência e Biotecnologia

Data: 30 de abril

Mediação: Aline Carvalho, Head da STEM for Girls.

Inscrições: http://bit.ly/mulheresnaciencia-

Assessoria de Imprensa UFMG