Fundepar celebra 10 anos de investimentos em empreendedorismo e lança novo fundo

Empresa de participações em empreendimentos de base tecnológica em estágio inicial vinculada à Fundep passa a apoiar iniciativas de impacto socioambiental

Acionistas, gestores, empreendedores, financiadores e demais atores do sistema de ciência, tecnologia e inovação estarão reunidos nesta semana para celebrar 10 anos de criação do Fundep Participações S/A (Fundepar). Eles vão discutir a importância do empreendedorismo acadêmico e dos fundos de investimento em participações (FIP) focados nos estágios iniciais de desenvolvimento dos empreendimentos desse tipo. Também será lançado um novo veículo de investimento, focado em negócios inovadores capazes de gerar impacto socioambiental positivo.

O encontro será nesta quarta-feira, 21 de junho, a partir das 8h30, no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), campus Pampulha da UFMG. O evento O papel do empreendedorismo na CT&I terá participação, na abertura, da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez, e do presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), Marco Aurélio Crocco, que estava à frente da Fundep à época de criação da Fundepar. Para reservar uma vaga, é necessário registrar-se no Sympla

Atualmente, a Fundepar opera o Seed4Science, FIP de capital-semente para empresas de base tecnológica, fruto de esforço conjunto da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com a parceria da Fundação Arthur Bernardes da Universidade Federal de Viçosa (Funarbe/UFV) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O novo fundo vai ampliar a disponibilidade de capital para empreendimentos baseados em tecnologias sociais. O objetivo é investir em empresas cujas propostas foquem na solução de problemas sociais e estejam alinhadas com pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Serão avaliados critérios como a constituição e capacidade do time de empreendedores, o impacto socioambiental positivo gerado pela startup e o modelo de negócios, que deve demonstrar atratividade, eficiência e viabilidade financeira. As áreas prioritárias de investimento são moradia e mobilidade urbana, saúde, educação, mudança climática, economia criativa, transformação digital, redução do impacto ambiental, acesso à justiça e defesa da democracia.

“Ações como o Programa Brumadinho, que organizou várias iniciativas da UFMG em áreas ligadas às ciências sociais, ciências humanas, educação, linguística e artes, evidenciam grande potencial para negócios disruptivos e de forte impacto social que precisam ter apoio em seu nascimento e em seus primeiros momentos de vida, justamente os mais difíceis de uma empresa”, explica o presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez.

Capacidade para novos investimentos
Para gerir o Seed4Science, a Fundep criou, em 2018, a Fundepar Investimentos Ltda, e, ainda que o novo fundo tenha escopo bastante distinto, é justamente a experiência de gestão do Seed4Science que habilita a Fundepar ao movimento de expansão. Com sete parceiros investidores e 10 empresas investidas (conheça o portifólio), a gestora tornou-se referência nesse tipo de atuação.

“Nestes dez anos, a Fundepar estruturou diversos veículos e programas com objetivo de apoiar o desenvolvimento de empresas inovadoras. A identificação de negócios com alto potencial de crescimento assim como o suporte para superar os riscos, seja de produto ou de mercado, se tornou nossa especialidade. Nos anos iniciais de vida das startups, é necessário um capital mais paciente e um acompanhamento mais próximo às empresas para aumentar as chances de sucesso das investidas. Após mais de 50 investimentos, diretos e indiretos, em empresas nas fases iniciais de desenvolvimento, estamos prontos para ampliar nossa atuação", explica o diretor-executivo da Fundepar, Carlos Lopes.

Um comitê formado por professores da UFMG de diferentes áreas do conhecimento auxiliou na definição do escopo do novo programa de investimentos, com apoio de agentes da comunidade que lidam com empreendedorismo social.

8h30 às 9h30: acolhida e abertura

9h30: palestra Empreendedorismo no Brasil – Luiz Othero, diretor-executivo da ABStartups

10h: relatos de casos
Far.me – Samilla Dornelas, cofundadora

Empresa fundada por três mulheres, estudantes da Faculdade de Farmácia da UFMG, que dispensa medicamentos em modelo por assinatura. Acelerada e investida no Biotechtown, empreendimento com participação da Fundepar, a Far.me foi adquirida, em fevereiro de 2023, pela Viveo, holding de participações e principal player na fabricação e distribuição de materiais para saúde, com faturamento de R$8,7 bi em 2022.

Lume Robotics – Ranik Guidoline, fundador e CEO
Spin-off da Universidade Federal do Espírito (Ufes), a Lume é investida pelo fundo Seed4Science, gerido pela Fundepar, com recursos da Vix Logística, empresa do grupo Águia Branca, com faturamento anual da ordem de R$6 bilhões. A spin-off atua na autonomização em nível máximo de veículos para ambiente industrial. É responsável pelo maior percurso de um veículo autônomo já realizado no Hemisfério Sul.

Mediação: Juliana Morais, professora na Fundação Dom Cabral e mentora de negócios de Periferia e Favela, responsável pela Expo Favela Minas 2023.

10h45: palestra 10 anos de Fundepar e lançamento do novo veículo de investimentos – Carlos Lopes, diretor-executivo da Fundepar

Mais informações podem ser obtidas no site da Fundepar.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)

www.fundep.ufmg.br