Futuro da alimentação é o tema do próximo 'UFMG Talks'

Evento de quinta-feira trará conversa sobre o cultivo de vegetais com menos produtos químicos e a aquicultura

A alimentação é um dos grandes desafios globais da atualidade. A demanda mundial por alimentos, que acompanha o crescimento populacional, desafia os cientistas a desenvolverem novas tecnologias para impulsionar a produção de alimentos. Para discutir sobre novas técnicas de cultivo de frutas e animais aquáticos e soluções para a produção sustentável de alimentos, a edição de quinta-feira (9 de dezembro) do UFMG Talks em casa recebe a professora Silvia Nietsche, do Instituto de Ciências Agrárias, e o professor Henrique Figueiredo, da Escola de Veterinária.

Futuro da alimentação

Indicadores mostram que o objetivo de alcançar a Fome Zero até 2030 está cada vez mais distante. O relatório da ONU sobre o Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2020 aponta que os impactos socioeconômicos e de saúde durante a pandemia da covid-19 deterioraram ainda mais a segurança alimentar e o estado nutricional das populações mais vulneráveis.

Ao mesmo tempo, o crescente consumo de pescados aponta para uma das tendências, que é o cultivo de organismos aquáticos em fazendas, também conhecido como Aquicultura. Outro avanço é a redução do uso de produtos químicos e defensivos na produção de frutas, legumes e verduras. É com essa abordagem que o próximo UFMG Talks em casa acontece, às 19h do dia 9 de dezembro, no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e na página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados

Professora do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Silvia Nietsche atua na área de melhoramento de fruteiras, manejo de polinização, marcadores moleculares e microrganismos promotores do crescimento de plantas. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutorado pela Universidade da Flórida. Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros, onde exerceu também o cargo de Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal.

Professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da UFMG, Henrique Figueiredo é pesquisador na área de sanidade dos peixes, com ênfase na biossegurança dos sistemas de cultivo de tilápia e no desenvolvimento de vacinas para estes animais. É médico veterinário pela UFMG e doutor em Microbiologia, também pela UFMG. Atuou como gestor no Governo Federal para estabelecimento de políticas de controle sanitário da produção de peixes (2010-2013), publicou mais 130 artigos científicos em temas de saúde animal, é consultor da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e desde 2020 é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, da UFMG.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das vacinas aos impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por mês, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxima o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Mais informações: assessoriadeimprensa@ufmg.br e (31) 9 9311-2076

Serviço:

UFMG Talks em casa - O futuro da alimentação

Data: 9 de dezembro às 19h (quinta-feira)

Convidados: Silvia Nietsche e Henrique Figueiredo

Transmissão on-line pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e pela página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG