Grupo da UFMG volta a recrutar voluntários para testar dispositivo de análise da caminhada

Podem se inscrever, até o final do mês de março, maiores de 18 anos que apresentem padrão normal de marcha

Um novo dispositivo para análise da caminhada está sendo testado por equipe de pesquisadores do Laboratório de Bioengenharia da UFMG, liderada pela engenheira mecânica e doutoranda Wellingtânia Dias. A equipe busca voluntários para colaborar na fase de validação da ferramenta, que tem como objetivo automatizar o tradicional método de podometria. Os testes ocorrerão em laboratório localizado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO - UFMG), no campus Pampulha.

Os testes do dispositivo Gait well (caminhar bem) tiveram início em dezembro passado e foram retomados neste mês, com a participação de novos voluntários, que devem ser maiores de 18 anos e apresentar padrão normal da marcha. As inscrições podem ser feitas pela internet ou pelo telefone (31) 99585-0169, até o final do mês de março de 2019. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gaitwell.contato@gmail.com

Segundo Wellingtânia Dias, foi projetado um equipamento "portátil, de baixo custo e fácil manuseio pelos profissionais de fisioterapia, com capacidade de gerar imagens da pegada e medir os parâmetros espaço-temporais, como comprimento do passo e velocidade”, afirma. A nova tecnologia vem sendo desenvolvida desde 2016 sob a orientação dos professores Rudolf Huebner e Meinhard Sesselmann e da fisioterapeuta e professora Renata Kirkwood.

A avaliação da marcha humana contribui para aprimorar a reabilitação fisioterápica e prevenir alterações da caminhada, que podem, por exemplo, provocar quedas em idosos.
Assista ao vídeo e conheça o sistema de análise da caminhada:

Portal UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

EEFFTO busca voluntários para análise da marcha humana

Até o final de março

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO - UFMG), campus Pampulha