Grupo de Astronomia da UFMG convida turistas e moradores de Catas Altas para observação de eclipse lunar no domingo

Repleto de atrações, calendário de eventos astronômicos de 2019 é comentado por professor e disponibilizado online pelo Espaço do Conhecimento

Na próxima semana, na madrugada de 20 para 21 de janeiro, pessoas de todas as regiões do Brasil poderão observar um eclipse lunar, que será acompanhado de uma superlua. Para conferir o evento, o Grupo de Astronomia da UFMG (ICEx – Física) estará com telescópios e binóculos no alto da Capela Santa Quitéria, em Catas Altas (MG), a partir das 23h de domingo. A proposta é acompanhar o Eclipse e observar vários corpos celestes junto a turistas e moradores de Catas Altas.

Antes da sessão noturna, o grupo estará, das 15h às 18h, na Casa do Professor de Catas Altas prestando maiores informações sobre o fenômeno, inclusive com uso de um Laboratório Interativo/Demonstrativo de Física. Todas as atividades são gratuitas e fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Catas Altas e o Instituto de Ciências Exatas da UFMG (ICEx).

Outras informações pelos telefones (31) 3596-9000 (Prefeitura de Catas Altas) ou (31) 3409-5679 (Laboratório de Astronomia UFMG).

Calendário astronômico de 2019
Para quem gosta de observar o céu e acompanhar eventos astronômicos, 2019 parece ser um ano perfeito. O calendário está repleto de fenômenos como eclipses, superluas e chuvas de meteoro. O fenômeno do dia 20 de janeiro é o primeiro de cinco eclipses da lua e do sol que vão ocorrer. Três deles serão visíveis ao menos parcialmente do Brasil. O ano será também repleto de chuvas de meteoros. São mais de 30, distribuídas por todos os 12 meses.

O coordenador do Núcleo de Astronomia da UFMG, Renato Las Casas, professor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), comentou o calendário e falou sobre os fenômenos, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 15. Ouça os detalhes na conversa com Luíza Glória.

Além disso, o Espaço do Conhecimento da UFMG produziu um calendário astronômico, de Solstício a Solstício. Nele estão disponibilizados os eventos celestes que podem ser observados a olho nu, sem o auxílio de instrumentos. O calendário está disponível no site do museu.

Portal UFMG

Observação de eclipse lunar no domingo em Catas Altas (MG)

Madrugada de 20 para 21 de janeiro de 2019

A partir das 23h