Grupo de Dança Sarandeiros da EEFFTO UFMG abre inscrições para sua seleção anual de novos dançarinos

O Grupo de Dança Sarandeiros da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, coordenado pelo professor Gustavo Côrtes, realizará, no dia 14 de abril, sua audição anual para a seleção de novos dançarinos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por formulário on-line.

Podem participar pessoas com idade superior a 17 anos que demonstrem habilidades em qualquer estilo de dança e tenham interesse em participar de um grupo de danças brasileiras. É necessário ter disponibilidade de horários para participar dos ensaios, que acontecem na Sala da Dança da EEFFTO nas quartas-feiras de 19h às 21h30 e nos sábados de 10h às 12h30. Mais informações em www.sarandeiros.com.br.

A audição selecionará um grupo de novos dançarinos que, durante três meses, terá a oportunidade de conhecer as atividades do Sarandeiros em aulas e oficinas sobre danças brasileiras. Ao fim desse período, no dia 29 de junho, os selecionados passarão por sua avaliação final, uma apresentação de dança na EEFFTO, e por meio dela, será decidida a relação definitiva de aprovados. A participação no grupo é gratuita e voluntária.

O Grupo

Inicialmente chamado Grupo Folclórico Sarandeio, foi criado em 1980 pelas professoras Marilene Lima e Vera Soares para ser um curso de extensão oferecido aos alunos da Escola de Educação Física da UFMG. Em 1997, a direção do grupo passou a ser do bailarino e coreógrafo Gustavo Côrtes, que o coordena até os dias de hoje. Em 38 anos de existência, o grupo realizou mais de 800 apresentações, lançou CDS e está prestes a viajar para Portugal em sua 15ª turnê internacional.

Preocupado com a globalização das culturas que visa à uniformização de todos os povos, o Sarandeiros justifica seu trabalho por ser um grupo de resistência, que valoriza e preserva, por meio do espetáculo, a arte popular da dança e da música do Brasil. As apresentações são coreografadas com respeito e pesquisa às tradições culturais brasileiras e visam representar artisticamente o folclore vasto e diversificado do país.

Informações sobre o grupo estão disponíveis no site do Sarandeiros.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

(31) 3409-2339 / 9 7537-0084