Grupo de egressos da UFMG lança fábrica de nanossoluções no BH-TEC

Empresa vai desenvolver nanoscópios de alta resolução

Nesta quarta-feira, 18 de maio, a partir das 9h30, a empresa de base científico-tecnológica FabNS (Fábrica de Nanossoluções) inaugurará sua sede no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que abriga empresas que se dedicam a investigar e gerar novas tecnologias. A FabNS é responsável pelo desenvolvimento do nanoscópio óptico com maior resolução do Hemisfério Sul, também chamado de Porto. Trata-se de equipamento que possibilita analisar e manipular estruturas em altas escalas de resolução, garantindo a aplicação da nanotecnologia em diversas áreas como medicina, agricultura, energia e materiais.

O evento de lançamento reunirá o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e dirigentes do BH-TEC e da FabNS. Interessados em conhecer a FabNS no dia de sua inauguração podem retirar os ingressos para visitação de forma gratuita, pela internet.

Segundo o pesquisador Cassiano Rabelo, um dos sócios fundadores da FabNS,  o nanoscópio Porto gera imagens com altíssima resolução espacial e é "capaz de revolucionar a pesquisa em nanomateriais, como a produzida com o grafeno, por exemplo. Revolucionar esse tipo de estudo, acrescenta Rabelo, "é importante porque a nanotecnologia é a base da próxima revolução industrial, e o pioneirismo do Brasil na área de instrumentação analítica em nanotecnologia permitirá a nossa inserção no mercado internacional".

A FabNS é uma empresa de instrumentação científica que prestará serviços de caracterização e de consultoria no desenvolvimento de soluções que utilizam a espectroscopia óptica. Carro-chefe da empresa, o nanoscópio Porto será vendido a empresas de novos materiais e centros de pesquisa que trabalham com nanotecnologia.

Spin-off

Cassiano Rabelo explica que a FabNS é uma espécie de spin-off do LabNS, o Laboratório de Nano Espectroscopia do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG. “Foi no LabNS que tivemos a ideia de criar a FabNS, fundada em 2020. A empresa tomou corpo por meio de aporte de um fundo de investimento associado à Fundação de Apoio da UFMG, a Fundep”, conta.

O primeiro nanoscópio, que ficava no LabNS, foi usado em pesquisa que foi destaque de capa da revista Nature no ano passado. O estudo, tema de matéria publicada no Portal UFMG, possibilitou o entendimento do grafeno como supercondutor.

“A pesquisa que resultou no artigo publicado na Nature foi muito importante e mostrou a eficiência do nanoscópio. O Porto foi o primeiro nanoscópio que produzimos, utilizando nanoantenas óticas patenteadas por nós e que são o grande diferencial do nosso produto. Além do Porto, a FabNS também vai comercializar soluções e softwares para análise dos dados obtidos pelo equipamento”, conclui Rabelo.

A FabNS tem cinco sócios: o pesquisador Cassiano Rabelo, o engenheiro Hudson Miranda, o físico e servidor do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Thiago Vasconcelos e o engenheiro Taiguara Tupinambás. Os professores Ado Jorio de Vasconcelos e Luiz Gustavo Cançado, ambos do Departamento de Física do ICEx, atuam como conselheiros no projeto.

Texto de Luana Macieira

Assessoria de Imprensa UFMG

Evento de inauguração da sede da FabNS (Fábrica de Nanossoluções)

18 de maio de 2022