Grupo de estudos da UFMG promove evento para discutir conflitos ambientais no Brasil

O Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta) vai promover, nestas quarta e quinta-feiras, dias 17 e 18 de maio, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus Pampulha, a segunda edição do Ciclo de Debates, evento que promove discussões sobre os trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos por seus integrantes. Não será exigida inscrição prévia. A programação e outras informações podem ser obtidas no site do Gesta ou pelo e-mail gesta@fafich.ufmg.br.

A ideia é que o evento, que na sua primeira edição comemorou os 15 anos do Gesta, se consolide como espaço de diálogo entre seus integrantes, a comunidade universitária e pesquisadores de todo o Brasil.

A conferência de abertura será ministrada por João Pacheco de Oliveira, professor de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – ele vai abordar a relação dos povos indígenas com o processo de formação do país. Na ocasião, o pesquisador lançará o livro O nascimento do Brasil e outros ensaios: "pacificação", regime tutelar e formação de alteridades. A palestra será nesta quarta-feira, dia 17 de maio, às 19h, no auditório Professor Baesse.

No dia 18 de maio, a partir das 14h, na sala 2060, serão realizadas duas mesas para tratar dos conflitos ambientais que foram tema de pesquisas realizadas por integrantes do Gesta. Comunidades tradicionais, modos de vida e resistência terá participação dos pesquisadores Cesar Augusto Fernandes Silva, Adília Jardim Silva, Keyty de Andrade Silva, Aiano Benfica Mineiro, Flávia e Rafael Lopo, e pelos professores do Departamento de Antropologia e Arqueologia Aderval Costa Filho e Fanny Longa.

A segunda mesa do dia, que terá como tema Redes, movimentos, escalas e estratégias de luta, vai reunir os pesquisadores Vinicius Papatella Padovani, Luciana Costa Leite, Bruno Von Sperling, Max Vasconcelo, Marcus Zucarelli e Helena Almeida, além das professoras Raquel Oliveira, do Departamento de Sociologia, e Denise Pereira, do Laboratório de Cenários Socioambientais da PUC Minas.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Serviço