Grupo de estudos em Sistemas Processuais realizado na UFMG abre seleção

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais promove debates teóricos entre estudantes oriundos de faculdades de Direito ou demais ár

O Grupo de Estudos Avançados (GEA)  em Sistemas Processuais, iniciativa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais realizado na Faculdade de Direito da UFMG, está recebendo inscrições para seleção de novos debatedores. Até 13 de fevereiro, estudantes oriundos de faculdades de Direito ou demais áreas das Ciências Humanas e Sociais poderão fazer seu cadastro on-line. O GEA busca estimular e divulgar a reflexão sobre temas relevantes, nas ciências criminais, a partir de encontros em que são debatidos textos previamente selecionados pela coordenação. As atividades, que começam no dia 20 de março, têm frequência mensal e duração de um ano.

O processo seletivo será composto por duas etapas. Os candidatos farão uma prova escrita online, a ser realizada no período de 17 a 19 de fevereiro, com divulgação do resultado no dia 4 de março. Os aprovados farão uma entrevista com a coordenação do curso, agendada para o dia 13 de março, das 9h às 18h. Cada candidato receberá por e-mail seu período específico. O resultado final será divulgado no dia 17 de março.

O GEA tem como foco promover o aprofundamento crítico dos alunos, desenvolvendo ferramentas que auxiliem a compreensão da questão criminal no Brasil e no mundo, por meio da leitura de textos, apresentação de seminários e debate livre entre os integrantes. Nesse sentido, as reuniões se desenvolvem a partir da interação dos alunos, nas exposições orais e não no formato de aulas expositivas.

Todos os membros deverão ler a bibliografia mínima indicada e participar dos debates como requisito de permanência no Grupo. Os textos indicados como obrigatórios serão objeto de apresentação e discussão. A exposição se dará, a princípio, de forma voluntária e, em último caso, serão sorteados membros para fazê-la. Os coordenadores presentes mediarão o debate e, ao final, buscarão conduzir a construção de uma síntese coletiva dos pontos teóricos abordados.

Para cada encontro será disponibilizado um bloco de leituras formado por textos obrigatórios, que serão expostos pelos membros voluntários e textos complementares cujo objetivo é auxiliar a compreensão do assunto. A bibliografia não é exaustiva, sendo possível aos alunos a utilização de fontes não mencionadas no cronograma apresentado.

Confira o Edital e o Regulamento

Outras informações: (11) 3111-1040 ramal 178 - grupodeestudos@ibccrim.org.br