Grupo de pesquisa da UFMG lança obra sobre preservação e exibição de arte contemporânea e moderna

O grupo de pesquisa da UFMG Arte  Contemporânea: Preservação e Exibição (Artecon) acaba de lançar a publicação Pesquisa em Preservação de Arte Moderna e Contemporânea: Coletânea I, que apresenta alguns resultados dos últimos estudos do grupo. Na obra, alunos, professores e demais pesquisadores colaboraram com artigos sobre processos, depoimentos de artistas, conservação e restauração, documentação de montagem de performances e uma introdução sobre sistemas de obras de arte.

A publicação, organizada pela professora Magali Melleu Sehn e por Raquel Augustin, foi dividida em quatro temáticas: a visão do artista sobre a sua obra; estudos de caso de restaurações realizadas em obras contemporâneas; estudos sobre aspectos preventivos relacionados a exposições; uma visão sobre o desenvolvimento da disciplina no contexto internacional. Leia o material completo no arquivo em anexo.

O Artecon foi criado no ano de 2013, na Escola de Belas Artes da UFMG, com intuito de proporcionar discussões sobre as problemáticas referentes à salvaguarda de acervos constituídos por obras de arte modernas e contemporâneas. Atualmente, tais questões se articulam com a transposição da importância da materialidade do bem cultural para sua significância e compreensão.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG