Grupo de pesquisa da UFMG lança Radar de Celebridades

Projeto visa desenhar um quadro de valores que regem a sociedade a partir da análise e observação de figuras públicas brasileiras

O Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris), do Departamento de Comunicação Social da UFMG lança nesta quinta-feira, 24 de maio, com disponibilização on-line, seu novo projeto: o Radar de Celebridades, um panorama de indivíduos que ganharam destaque na cena pública brasileira. Os pesquisadores vão publicar perfis com biografia, campo de exposição, acontecimentos que marcaram suas aparições públicas e temas aos quais estão associadas.

O objetivo é identificar o que torna alguém digno de atenção popular, como esse alguém influencia diferentes públicos e o que os valores construídos por essas celebridades dizem da sociedade atual. As seis primeiras personalidades perfiladas são a cantora Anitta, a apresentadora Fátima Bernardes, a influenciadora digital Kéfera, o político Lula, o jogador de futebol Neymar e o padre Fábio de Melo.

O Radar de Celebridades faz parte de um projeto de extensão do grupo já existente: o GrisLab, que acompanha e produz análises sobre acontecimentos desde 2013. A cada dez dias o grupo vai publicar um novo perfil, que será atualizado continuamente, e quem se interessar pela pesquisa poderá enviar sugestões pelo site do GrisLab de celebridades a serem perfiladas.

A professora Paula Guimarães, coordenadora do Gris, explica que não há uma lista de critérios muito fixa para estabelecer as celebridades a serem analisadas – qualquer indivíduo conhecido e reconhecido socialmente pode ser estudado, independentemente de ser objeto de admiração ou repulsa. “Para selecionar as seis primeiras personalidades, tentamos pegar pessoas de diferentes campos sociais (artistas, políticos, figuras religiosas...) e pensamos na extensão do público que elas atingem (tanto fãs quanto haters), na evidência que elas tiveram em determinados acontecimentos e na credibilidade que elas possuem na nossa sociedade. É uma combinação de diversos critérios”, apresenta.

Para a professora, as celebridades são um retrato da nossa sociedade e podem nos ajudar a compreender o quadro de valores que orienta as ações de seus membros. “A gente pode perceber personificado nas celebridades valores como a solidariedade, defesa da igualdade, respeito, tolerância, mas a análise nos leva também a preconceitos, discriminações que marcam a nossa sociedade. Há uma disputa simbólica em torno de valores que são muitas vezes contraditórios, que também estão em conflito na nossa sociedade”, aponta.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris)

www.grislab.com.br

Serviço

Grupo de pesquisa da UFMG lança Radar de Celebridades

Dia 24 de maio de 2018

www.grislab.com.br/radar-celebridades