Grupo de pesquisa do Teatro Universitário da UFMG promove série de intervenções no centro de BH

Intervenções artísticas em que grupos de mascarados se deslocam livremente pelas ruas da cidade ocorrerão neste mês, às sextas-feiras, sábados e domingos. A Trilogia andarilha é uma produção do Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica do Teatro Universitário da UFMG.

Nas sextas-feiras, às 18h, o espetáculo Seis personagens à procura de um lugar será apresentado nos arredores do Centro Cultural UFMG. Aos sábados, sempre às 15h30, na Avenida Augusto de Lima com rua Rio de Janeiro, será a vez de Intermitentes ou vai e vem. Já Trincamatraca: uma mascarada de rua será encenada aos domingos, às 11h, na feira da Avenida Afonso Pena, com apresentação especial no Parque Municipal, no dia 21 de março, às 16h.

Resultado de projeto de pesquisa que investiga os princípios cênicos das máscaras tradicionais da cultura popular brasileira, as três obras possuem caráter itinerante e não chegam a constituir um cortejo, pois a ação dos atores é realizada de maneira simultânea em diferentes locais. O público vai assumir o papel de espectador e de jogador ao participar da construção das cenas junto com os atores.

Intervenções mascaradas

Trilogia Andarilha vem sendo concebida desde fevereiro de 2014, quando o grupo começou a pesquisa de Intermitentes ou vai e vem. A montagem, inspirada em máscaras dos reisados nordestinos e na obra do artesão pernambucano Manuel Eudócio, estreou na Avenida Olegário Maciel, nos arredores do edifício JK e da Praça Raul Soares. Os atores caminham, ora em grupo, ora sozinhos, chamando a atenção das pessoas com ações aparentemente comuns.

O espetáculo Trincamatraca: uma mascarada de rua estreou em 2016, no Festival Internacional de Teatro de Campinas. A peça reúne cinco mascarados com trajes espalhafatosos, que misturam elementos dos Catulés de Pirenópolis (GO) com os palhaços das Folias de Reis do Espírito Santo, constituindo uma espécie de procissão burlesca. Por onde passam, eles celebram a liberdade de ir e vir pela cidade de maneira descontraída, sem pressa e sem destino certo.

Seis Personagens à procura de um lugar foi criada no baixo centro de Belo Horizonte e estreia agora, marcando a finalização da trilogia. Na intervenção, seis estranhas figuras estão à procura de um lugar. Com seus poucos e precários pertences, elas se ocupam de tarefas inventadas para tentar manter-se presentes numa realidade na qual parecem deslocados.

Enquanto os dois trabalhos anteriores utilizaram máscaras tradicionais típicas de manifestações rurais, neste o Teatro&Cidade resolveu propor a criação de máscaras a partir de referências da cultura urbana, recorrendo a Carlitos, personagem de de Charles Chaplin.

O grupo

O Teatro&Cidade foi criado em 2013, como grupo de pesquisa e extensão do Teatro Universitário da UFMG. Coordenado pelo professor Rogério Lopes, é formado pela professora Tereza Bruzzi e pelos atores Diego Meneses, José Antônio de Almeida, Nayra Carneiro, Pedro Vilaça e Rikelle Ribeiro. O grupo desenvolve trabalhos de rua, transformando-a em local de ensaio, convivência, criação e apresentação.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Serviço