Grupo de Saxofones apresenta concerto no 54º Festival de Inverno UFMG nesta quinta-feira

Programação do dia 21 de julho conta, ainda, com roda de conversa sobre a relação entre observatórios e cultura

Nesta quinta-feira, 21 de julho, o Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro) recebe mais um dia de atividades gratuitas do 54º Festival de Inverno UFMG. A programação é composta pela roda de conversa Observatórios e Cultura e por concerto do Grupo de Saxofones da UFMG.

Observatórios e Cultura

Às 18h, acontece a roda de conversa Observatórios e Cultura. A temática será discutida pelos convidados:

Tarcísio Mauro Vago – pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG e representante do Observatório de Políticas Estudantis;

Symaira Nonato – professora da Faculdade de Educação da UFMG e representante do Observatório da Juventude;

José Marcio Barros – professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e representante do Observatório da Diversidade Cultural.

Mediadora: Mônica Medeiros Ribeiro – pró-reitora adjunta de Cultura da UFMG.

Grupo de saxofones da UFMG em concerto

Para finalizar a noite no Conservatório UFMG, às 20h, o Grupo de Saxofones demonstra sua versatilidade, explorando repertórios para formações que vão dos tradicionais quartetos às transcrições de repertórios orquestrais com solista. No programa serão apresentadas obras de Villa-Lobos, Astor Piazzolla, entre outros.

Repertório:

Braga – Gare Saint-Lazare
Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras Nº5 (Ária)
Iturralde – Memórias
Piazzolla – Fugata
Piazzolla – Violentango
Villani-Cortês – Ibira Guira Recê

Grupo de Saxofones da UFMG

A disciplina Grupo de Saxofones da Escola de Música da UFMG surgiu na década de 90, por meio da atuação do professor Dilson Florêncio. Seu objetivo era a divulgação do repertório erudito escrito originalmente para o instrumento. Ao longo dos anos, a disciplina supriu a formação temporária de diversos grupos, tais como o Quarteto de Saxofones e o Quinteto de Saxofones da UFMG. Em 2016, o Grupo de Saxofones passou a integrar a grade dos projetos de extensão da Universidade, promovendo workshops e recitais.

Direção de Robson Saquett.

Serviço:

54º Festival de Inverno UFMG: Por uma política de cultura na universidade
Data: 18 a 23 de julho
Locais de realização: Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro) / Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro) / Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)
Transmissões pelo canal: youtube.com/culturaufmg
Programação completa no site: www.ufmg.br/festivaldeinverno

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa 54º Festival de Inverno UFMG | Bárbara Profeta

31984336424

54º Festival de Inverno UFMG: 'Por uma política de cultura na universidade'

18 a 23 de julho de 2022

Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro) / Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro) / Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários) / Transmissões no YouTube