Grupo de Saxofones da UFMG realiza concerto gratuito na próxima quarta-feira

O Conservatório UFMG recebe, no dia 11 de março, às 12h30, o Grupo de Saxofones da UFMG, que tradicionalmente apresenta em seus concertos obras escritas para saxofone, no intuito de contribuir para a divulgação do repertório erudito dedicado ao instrumento. Realizado pelo projeto Quarta Cultural, o concerto apresenta obras originais para grupo de saxofones e transcrições de peças de compositores brasileiros, argentinos, franceses e do Reino Unido, buscando um passeio diversificado em estilos e ritmos.

R. Goulart – Tributo a Piazzolla

A. Piazzolla – Oblivion

P. Morandeau – Cliché Tango

A. Ginastera – Daza del Trigo

E. Nazareth – Brejeiro

E. Nazaret – Fon Fon

Chris Hazell – Mr. Jums

J.D. Michat – Easy Haka

M. Ravel – Bolero

Sobre o grupo

Na década de 90, através da atuação do professor Dilson Florêncio foi criada a disciplina Grupo de Saxofones da Escola de Música da UFMG, tendo como principal objetivo a divulgação do repertório erudito escrito originalmente para o instrumento. Ao longo dos anos a disciplina supriu a formação temporária de diversos grupos, tais como o Quarteto de Saxofones e o Quinteto de Saxofones da UFMG.

Em 2016, o Grupo de Saxofones passou a integrar a grade dos projetos de extensão da UFMG, promovendo workshops e recitais com os saxofonistas Dilson Florêncio (BRA), Douglas Braga (BRA) e Adalberto Barbosa (BRA – FRA). Em 2019, o Grupo se apresentou durante o I Encontro Internacional de Saxofonistas da UFMG, acompanhando o saxofonista brasileiro Carlos Gontijo e o saxofonista espanhol Carlos Ordoñez. Atualmente o grupo busca criar novas opções de vivência artística para os alunos do Bacharelado em Música com habilitação em Saxofone.

Integrantes: Saxofone Soprano - Paulo Rosa, Paulo Eduardo; Saxofone Alto - Bruno Jorge, Darlei Alves, Pedro Cunha, Paula Emanuelle; Saxofone Tenor - Paulo Regis, Karina Teixeira; Saxofone Barítono - Ronan Ramos, Luiz Antônio; Regência - Robson Saquett

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG