Grupo de teatro do Centro Pedagógico da UFMG estreia peça sobre o sertão brasileiro

Estreia nesta quinta-feira, 23 de junho a peça O segredo dos vaga-lumes. Inspirada na vida do sertanejo, faz referências ao folclore, à literatura de cordel, à mitologia grega, à música e a clássicos de autores como Gabriel Garcia Marquez. Montado pelo Grupo de Teatro do Centro Pedagógico da UFMG, o espetáculo fica em cartaz até o próximo domingo, 26 de junho, no Teatro Francisco Nunes. As sessões começam às 10h30 e a entrada é gratuita.

Dirigida pelo professor Roberson Nunes, a peça conta a história de uma família de vaga-lumes que se prepara para uma grande festa, com muita luz e comida. Simultaneamente, um grupo de cangaceiros tenta lidar com a falta de energia elétrica no sertão brasileiro

O Teatro Francisco Nunes está localizado na Avenida Afonso Pena – Centro. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Artes Centro Pedagógico pelo telefone (31) 3409-5199 e pelo e-mail nucleodeartecp@yahoo.com.br.

Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG.

Sinopse

A peça teatral O Segredo dos Vaga-lumes tem como tema central a luz. Num universo de muita imaginação, uma família de Vaga-lumes se prepara para uma grande festa! Enquanto isso, Lampião, Maria Bonita e seu grupo de Cangaceiros tentam lidar com a falta de energia elétrica, no sertão brasileiro. Um Pirilampo, a fim de retomar seu brilho natural, resolve pedir ajuda aos seres imaginários, habitantes da floresta mágica. Entre mistérios e aventuras, a “luz” é apresentada através de conceitos científicos, metáforas e outras ludicidades.

O GTCP (Grupo de Teatro do Centro Pedagógico) aposta no Teatro como prática vital de valorização de novas ideias e ações que, busquem, por meio da Arte, caminhos cada vez mais iluminados!

Direção e Concepção: Prof. Roberson Nunes

Preparação corporal: Profª Marlaina RorizColaboração: Prof. Anderson Macedo (Ciências)

Monitoria/Estágio/Assistência (Estudantes de graduação):Brenno Theotonio de Castro (Artes Visuais)

Criação e adaptação cenário e figurino:Gabriel Corrêa (Teatro)

Criação, montagem e operação de luz:Isabela Cesário (Artes Visuais)

Criação e adaptação cenário e figurino:Jéssica Ribas (Teatro) Bolsista Encontros com Arte

Produção, Assistência de Cena e Operação de som: Mozart Maia Neto e Alison Melo (Música)

Execução de música ao vivo:Saulo Tironi (Artes Visuais) Monitor de Audiovisual e Design Gráfico.

Alunos integrantes do GTCP:

Elenco Aline Victoria; Andreaz Brito; Ayla Helena; Carlos Virginio; Davi Bastos; Eduarda Chaves; Esther Colomarte; Gabriela Souza; Giovanna Felício; Izabela Giovana; Izabelle Felix; Izadora Avelar; Julia Ferreira; Larissa Victoria; Laura Raquel; Lucas Castelão; Maria Clara Braga; Pedro H. Rocha; Rafaela Borela; Rodrigo Firpe.

Cenário e Figurino: Amanda de Oliveira Elias; Beatriz Alves Veloso; Gabriel Francisco; Iami Avelino; Isabelle Zinatelli; Laura Matos Coelho; Laura Signorine; Marcella Heloiza Malheiros Sayd; Mariana Cristina de Jesus Alves; Natasha Cristina Rezende e Silva; Rayane Velesca Moreira de Amorim; Vitória Kelly de Souza Silva.

Agência de Notícias UFMG

Núcleo de Artes Centro Pedagógico da UFMG

Serviço

23 a 26 de junho de 2016