Grupo Miguilim e Fábio Barbosa transportam o público para o Sertão de Guimarães Rosa no Espaço do Conhecimento UFMG

O evento, realizado em parceria com a Pró-reitoria de Cultura da UFMG, integra o projeto Multiverso, que retorna ao museu no dia 20 de maio, às 17h, com narração de textos da obra roseana

A arte de narrar histórias sobre um lugar tão estimado e repleto de desdobramentos como o Sertão de João Guimarães Rosa é uma experiência que proporciona múltiplas sensações e emoções. Essa é a proposta que marca o retorno do projeto Multiverso ao Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários). No dia 20 de maio, às 17h, Fábio Barbosa e o Grupo Miguilim convidam o público a refletir sobre a travessia da vida, que reverbera nas personagens do sertão mineiro, por meio de uma imersão que dará vida a textos da obra roseana.

Grupo de Contadores de Estórias Miguilim
O Grupo de Contadores de Estórias Miguilim é constituído por jovens moradores de Cordisburgo, cidade natal de João Guimarães Rosa, localizada a 130 km da capital mineira. A cidade abriga, desde 1974, o Museu Casa Guimarães Rosa (MCGR), vinculado à Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura/MG.

A criação do grupo, em 1995, foi uma iniciativa da médica Calina Guimarães, prima do escritor. Desde 2000, as contadoras de estórias Dôra Guimarães e Elisa Almeida, integrantes do Grupo Tudo Era Uma Vez, uniram-se a Calina na formação dos membros do Grupo Miguilim. Posteriormente, passaram a participar desse processo a pedagoga Lúcia Corrêa Goulart de Castro, na pré-seleção de candidatos, e Fábio Júnio Barbosa, ex-integrante e atual coordenador do grupo dentro do MCGR. Fábio é também o responsável pela avaliação da aptidão para narrar e receber o público visitante.

As apresentações dos contadores de estórias no âmbito do MCGR têm sido fonte de inspiração para outros projetos que, a exemplo dos Miguilins, procuram integrar arte, literatura, desenvolvimento pessoal e comunitário. O modelo criado em Cordisburgo foi implementado ou adaptado por entidades de outros municípios mineiros, como em Araçaí, Morro da Garça, Três Marias e Itabira.

Fábio Barbosa
Formado em Serviço Social, nascido em Cordisburgo (MG). É ator, contador de histórias e membro da primeira geração do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim. Trabalha no Museu Casa Guimarães Rosa, na coordenação local das atuais gerações do Grupo Miguilim. Foi coordenador do Grupo de Contadores de Estórias da cidade de Morro da Garça (MG) entre os anos de 2018 e 2020. Produtor e diretor cultural do Grupo Caminhos do Sertão. Membro do Grupo Teatral “O Banquete”. Perguntador da obra roseana.

Multiverso
Gratuito e aberto ao público, o Multiverso acontece desde 2017, sempre às 17h. A edição de maio de 2023 marca o retorno do projeto após a última edição promovida em outubro de 2022. As apresentações integram o Circuito Cultural UFMG, realizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult), em parceria com os museus e espaços de cultura da UFMG.

Para descobrir mais sobre o Sertão, que envolve essa edição do Multiverso, confira a exposição virtual Sertão Mundo do Espaço do Conhecimento UFMG.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Redes Sociais: Instagram: @espacoufmg  / Twitter: @espacoufmg /  Facebook: espacodoconhecimentoufmg

Serviço
Quando: 20 de maio, às 17h
Apresentação: Grupo Miguilim e Fábio Barbosa