Grupo Sarandeiros, da UFMG, abre inscrições para processo seletivo de novos dançarinos

O Projeto Escola de Dança e Ritmo Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, divulga audição para seleção de novos dançarinos, a partir de 18 anos, visando à formação de um novo grupo para ingresso no segundo semestre de 2022. A seletiva ocorrerá de forma presencial no dia 5 de março, às 13h30, na sala de dança da EEFFTO, no segundo andar da Unidade – campus Pampulha. As inscrições podem ser realizadas, até a seletiva, por meio de formulário eletrônico.

Os candidatos serão avaliados nos critérios: ritmo, capacidades físicas, postura e presença cênica, e adequação ao trabalho do grupo, por meio de uma prova de ritmos brasileiros e princípios básicos de dança clássica e dança contemporânea. O uso de máscara é obrigatório durante a seletiva. Os participantes devem comparecer usando roupas confortáveis e levar a própria garrafa d'água.

Os aprovados no processo seletivo participarão de um grupo de novatos, onde serão avaliados por três meses com ensaios às quartas-feiras, de 19h às 21h30, e aos sábados, de 10h às 12h, para aprender o repertório básico do Sarandeiros, de forma gratuita. Ao final do período, os selecionados passarão a integrar o grupo oficial da companhia de dança. Todos os participantes atuam no Sarandeiros de forma voluntária e sem remuneração.

Sarandeiros

O Sarandeiros é considerado, atualmente, um dos melhores grupos de dança no Brasil voltado para a divulgação da cultura nacional com vasto figurino e materiais cênicos, que caracterizam os seus espetáculos e as suas coreografias. Preocupado com a globalização das culturas, que visa à uniformização de todos os povos, o Sarandeiros justifica seu trabalho por ser um grupo de resistência que valoriza, pesquisa e preserva a arte popular da dança e da música do Brasil.

Com mais de 800 apresentações em seu currículo, o grupo se apresentou em vários eventos em Minas Gerais e em outros estados brasileiros. O Sarandeiros já realizou diversas turnês internacionais, representando o Brasil em mais de 11 países da América e Europa, e tem como destaque os espetáculos: Dança, Brasil!, inspirado no livro homônimo de Gustavo Côrtes, diretor do grupo, Gerais de Minas, premiado trabalho da companhia, que se inspirou na obra de Guimarães Rosa para realizar uma bela apresentação sobre Minas Gerais, e Quebranto, o espetáculo afro-brasileiro que mostra o universo dos deuses africanos.

O trabalho de Gustavo Côrtes e do Grupo Sarandeiros, sempre baseado em pesquisas e estudos sobre a cultura popular do Brasil, surpreende o público por traduzir o vibrante folclore nacional, de forma interativa e emocionada, em gestos e cantos. Esta união de dança, teatro e música fazem dos espetáculos do Sarandeiros um show completo, que envolve as artes com o propósito da valorização e do reconhecimento da cultura popular brasileira.

Para mais informações, acesse o Instagram: @sarandeiros.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG