Grupos da UFMG participam da 12ª edição do Verão Arte Contemporânea em BH

A 12ª edição do Verão Arte Contemporânea (VAC), evento que reúne dezenas de atrações artísticas até fevereiro, terá em sua programação a participação de projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFMG.

Nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, às 20 horas, o Grupo de Percussão da Escola de Música da UFMG, projeto de extensão coordenado pelos professores Fernando Rocha e Fernado Cheib,  inicia a comemoração de seus 20 anos de atividades numa homenagem ao baterista mineiro Esdras Ferreira (Neném).. A direção musical e a percussão são de Fernando Rocha e participam André (Limão) Queiroz, Fernando Chaib e os estudantes Breno Bragança, Bruno Aguiar, Douglas Rafael, Érica Sá, José Henrique Viana, Marcos Vinício e  Natália Mitre. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira). A apresentação será no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Uma novidade do VAC neste ano é o Movimento de Arte e Reflexão Política (MARP), que apresenta discussões políticas. A mesa redonda intitulada 'E agora José?', contará com professores, artistas e intelectuais, promovendo um debate com o público. O objetivo é introduzir no evento um momento de reflexão sobre inquietações relacionadas à arte e à cultura na atualidade. Com entrada franca a atividade acontece em 18 de janeiro, na sala multiuso do CCBB na Praça da Liberdade e terá como convidados o professor de Língua e Literatura Grega, Jacyntho Lins Brandão, da Faculdade de Letras da UFMG, Nívea Sabino, poeta-slammer, educadora social e ativista e o escritor  João Paulo Cunha, formado em Psicologia, Pedagogia, Filosofia e Comunicação Social pela UFMG. A mediação ficará a cargo do músico e  produtor cultural  Francisco César.

Outro grupo da UFMG que também participa é o Indisciplinar, iniciativa de interface ensino, pesquisa e extensão da Escola de Arquitetura.  O grupo promove o seminário 'Comum | Público' para discutir a produção do comum em tempos de ameaças à democracia. De acordo com uma das curadoras Natacha Rena, professora  da Arquitetura, “serão abordadas questões sobre geopolítica; globalização desigual; atuação dos mecanismos transnacionais na fragilização do público; soberania nacional e popular; redes de movimentos sociais e universidades em defesa do que é público e do que é da ordem do comum”.  Com entrada franca as atividades acontecem nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, a partir das  18h30, na sala multiuso do CCBB na Praça da Liberdade.

No dia 1 de fevereiro, mais uma roda de conversa aberta ao público intitulada  ‘Lucia conversa com Chico’ – com Lucia Castello Branco,  professora de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG e  Chico Neves, músico, diretor e produtor musical com experiência com importantes nomes da música popular brasileira.  Com entrada franca,  a  partir das 20h, no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade.

Neste ano, durante  29 dias o VAC terá artistas locais de teatro, dança, música, artes visuais, cinema, arquitetura, literatura, moda e gastronomia, ocupando 18 espaços culturais da cidade. Programação completa em Verão Arte Contemporânea.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG