Guia de professora da UFMG apresenta 90 madeiras brasileiras e seus usos em design e decoração

Está disponível para compra, através do Google Play e do site da Editora Blucher, a segunda edição do livro Madeiras Brasileiras - Guia de Combinação e Substituição. A obra de Andréa Franco Pereira, professora da Escola de Arquitetura da UFMG, apresenta dados de 90 espécies de madeiras, ordenadas a partir do degradê de suas cores, um dos aspectos sensoriais mais importantes da madeira para uso em design, decoração, arquitetura de interiores e marcenaria. A edição é um lançamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) junto à Blucher.

O livro é acompanhado de um mostruário de fichas que apresenta cada uma das madeiras com imagens em tamanho real das fases tangencial ou radial e em aumento de 10 vezes da fase transversal, permitindo que as espécies sejam comparadas entre si, possibilitando sua combinação ou substituição por uma outra espécie.

A escolha das 90 indicações foi baseada nas 150 espécies nativas mais comercializadas no Brasil em 2008, 2009 e 2016 e na disponibilidade de imagens e dados técnicos. O guia inclui madeiras ameaçadas de extinção, proibidas de serem exploradas ou produzidas em plantios florestais.

Madeiras Brasileiras - Guia de Combinação e Substituição

Andréa Franco Pereira